Tatu com pênis acima da média é encontrado em Mato Grosso do Sul

Animal é o maior já encontrado no pantanal sul-mato-grossense e passou por eletroejaculação para ter seu sêmen coletado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tatu penis acima da média (4 (1)
Medidas de Wolfgang surpreenderam a equipe – (Fotos: Instituto de Conservação de Animais Silvestres)

Equipes do Projeto Tatu-Canastra realizaram uma captura histórica em Mato Grosso do Sul na última semana. Os pesquisadores encontraram no pantanal o maior macho da espécie já registrado em 14 anos de atuação do projeto. Além disso, o exemplar também teve seu pênis medido e o órgão ultrapassou a média de tamanho da genitália de tatus.

Conforme o projeto, um tatu-canastra adulto tem um pênis em média de 30 centímetros – um dos maiores em relação ao tamanho do corpo entre todos os mamíferos terrestres. O macho encontrado, no entanto, possui um pênis de 33 centímetros, superando o nível da maioria.

Verdadeiro achado, o exemplar foi batizado de Wolfgang, animal que impressionou os pesquisadores com seus 160 centímetros de comprimento e 36 kg de peso. Durante a captura, o tatu-canastra passou por exames de saúde e teve um rádio transmissor VHF instalado em seu corpo.

Pênis do tatu-canastra sendo examinado - (Foto: Icas)
Pênis do tatu-canastra sendo examinado – (Foto: Icas)

Tatu teve o sêmen coletado para estudos

Os veterinários ainda realizaram a coleta de sêmen do animal. “Um passo importante para aprofundar o conhecimento sobre a reprodução de machos de tatu-canastra em vida livre”, afirma o Icas (Instituto de Conservação de Animais Silvestres).

Quem conduziu o procedimento foi a médica veterinária e pesquisadora do Icas, Carolina Lobo. Ela aplicou novas técnicas e protocolos de eletroejaculação na pesquisa, que é financiada pela Rufford Foundation, do Reino Unido.

“O principal objetivo do estudo é entender melhor como funcionam a biologia e a fisiologia reprodutiva do tatu-canastra e do tamanduá-bandeira em vida livre”, explica a veterinária, que também é mestranda pela UNESP de Botucatu.

tatu penis acima da média (1)
Momento em que Wolfgang teve seu esperma coletado para análise – (Fotos: Instituto de Conservação de Animais Silvestres)

Pesquisa quer descobrir se tatus velhos têm menos eficiência nas reproduções

Segundo o Icas, o foco atual da pesquisa busca analisar a qualidade do sêmen e da morfologia do esperma do tatu-canastra. O objetivo é viabilizar no futuro a criopreservação do material em um banco de germoplasma animal.

Outro ponto do estudo é descobrir se há ou não perda de qualidade espermática em indivíduos mais velhos, o que, se comprovado, indicaria uma diminuição da eficiência nas reproduções – dados essenciais para a conservação da espécie.

Wolfgang é o maior tatu-canastra já registrado no pantanal - (Foto: Icas)
Wolfgang é o maior tatu-canastra já registrado no pantanal – (Foto: Icas)

Espécie ameaçada

De acordo com o Icas, o conhecimento sobre os tatus-canastras é muito limitado, pois a espécie é extremamente rara e ausente em cativeiro, fato que torna as descobertas recentes ainda mais valiosas.

“A validação dessas técnicas para monitoramento da reprodução em vida livre pode contribuir significativamente para a conservação desses dois gigantes da nossa fauna”, acrescenta a médica veterinária Carolina Lobo.

Coleta de sêmen permitirá descobertas importantes sobre o tatu-canastra - (Foto: Icas)
Coleta de sêmen permitirá descobertas importantes sobre o tatu-canastra – (Foto: Icas)

Para o Icas, a captura histórica representa um avanço nos estudos reprodutivos, que devem se estender por aproximadamente mais um ano. Cabe ainda ressaltar que o tatu-canastra é uma espécie classificada como vulnerável pela lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza).

“A preservação deste gigante é crucial para garantir o equilíbrio dos ecossistemas em que ele habita, fortalecendo a saúde ambiental e a coexistência de diferentes formas de vida”, finaliza o Instituto.

Gigante da fauna foi solto na natureza após a coleta e agora segue monitorado por rádio transmissor - (Foto: Icas)
Gigante da fauna foi solto na natureza após a coleta e agora segue monitorado por rádio transmissor – (Foto: Icas)

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais: InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky X e Threads.

Conteúdos relacionados