Nos dias 20 e 21 de abril, jovens negros de Campo Grande, com idade entre 16 e 30 anos, terão a oportunidade de participar de uma oficina de roteiro, realizada pelo Projeto Campão Preto. As aulas serão realizadas no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e as inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril.

O intuito do projeto é capacitar jovens negros da Capital, promovendo inclusão e representatividade, além de valorizar as histórias e memórias da comunidade negra local. Durante o curso, os participantes aprenderão sobre os conceitos básicos de roteirização, através de atividades individuais e coletivas, que servirão de base para o desenvolvimento de seus próprios projetos de curta-metragem.

A oficina também contará com orientações de profissionais admiradas pelo setor audiovisual, entre elas Francine Barbosa, roteirista experiente que contribuiu para o desenvolvimento de obras seriadas de destaque, incluindo “A Revolta dos Malês” (SescTV), “Irmandade” (Netflix), “As Five” (Globoplay) e “Sentença” (Prime Video).

Outro nome de destaque no laboratório é a roteirista, diretora e educadora, Maíra Oliveira, com sua vasta experiência em projetos para plataformas como Prime Video, Netflix, HBO e Paramount. Entre suas obras o filme “Encruza” (melhor filme no Festival Afronte!), “Um Ano Inesquecível” e “Primavera” e “Verão” (Panorâmica/Amazon). Sua obra mais recente é a série “A Magia de Aruna” disponível na Disney Plus.

Como se inscrever

Serão disponibilizadas no Projeto 12 vagas na oficina, sendo 3 delas reservadas para alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), local onde serão realizadas as atividades. O regulamento está disponível no site https://campaopreto.com/ e é possível se inscrever até o dia 8 de abril.

As aulas da primeira etapa serão realizadas durantes os dois dias (20 e 21 de abril), somando carga horária de 12h, com uma hora de almoço inclusa. A segunda etapa do laboratório está prevista para acontecer em maio, sob a mentoria online de Maíra Oliveira com cada projeto iniciado na etapa presencial.

Mais informações podem ser obtidas pelo contato do WhatsApp (67) 98155-4164 ou através do e-mail: : dellacostayorrana@gmail.com.

Projeto Campão Preto

O Campão Preto é uma realização do Coletivo Aiê de Cinema Negro e da produtora ORUM Estúdio. Marcado pelo forte desejo de exercer o direito de contar suas próprias histórias, o projeto se propõe a capacitar jovens negros em Campo Grande.

O projeto cultural é financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), em sua edição de 2023. Além disso, conta com o apoio da COIDI-IFMS (Coordenação de Inclusão e Diversidade), do NPD-IFMS (Núcleo de Produção Digital) e do NEABI-IFMS (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas).

Serviço:

Campão Preto – 1 Laboratório de Roteiros de Curtas

  • Data: 20 e 21 de abril
  • Local: Campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
  • Inscrições: 30 de março a 8 de abril