As araras-azuis estavam se reproduzindo no Pantanal sul-mato-grossense quando a região foi devastada por incêndios entre julho a agosto deste ano. E, em meio ao fogo que matou animais e queimou diversos ninhos de espécies que procriavam, um filhote da ave saiu sobrevivente, orgulhando a equipe do Instituto Arara Azul.
Em agosto, com o recuo das queimadas, os biólogos e veterinários da instituição encontraram o animal, recém saído do ovo, em ninho no alto de uma árvore. Eles estimam que o bebê havia nascido há, no máximo, dois dias.
Segundo o Instituto Arara Azul, ele é o primeiro filhote da ave homônima nascido após o fogo que atingiu o Refúgio Caiman, localizado no coração do pantanal de Mato Grosso do Sul, em Miranda.
Sozinho no local, o exemplar logo virou sinônimo de alegria e esperança para aqueles que tiveram a oportunidade de assistir à cena e acompanhar seu crescimento. Veja:
Espírito natalino pantaneiro? Às vésperas do Natal, arara sobrevivente está pronta para voar
Quatro meses depois do resgate, o bebê cresceu saudável após receber cuidados especiais por parte dos profissionais e pesquisadores da organização. Sua evolução diante das adversidades surpreendeu, pois a ave estava com uma perna quebrada e, agora, já está apta a voar.
“Um sobrevivente, que nos lembra a sempre impressionante força do Pantanal”, pontua a Caiman Pantanal ao compartilhar a história.
Para internautas comovidos com o caso da arararinha, a notícia celebrada na véspera de Natal tem um significado a mais: “Isso é o puro espírito natalino pantaneiro: esperança e renovação! Amei saber dessa jovem arara azul!”, escreveu uma seguidora da pousada, comemorando a vitória do animal.
Veja como a ave está atualmente:
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.