O colorido do Pantanal, ainda mais visto pessoalmente, é algo tão especial e transmite uma energia que só estando lá para ver, ouvir e sentir tal paisagens. Só que tem gente que, de tão apaixonada, leva símbolos para o período que estamos vivenciando, no caso, o Natal.
É o caso do biólogo e empresário Gabriel Oliveira de Freitas, de 30 anos, que atua na área de ecoturismo e expedições. Apaixonado pela região, fez uma encomenda inusitada: “Eu pedi para artesã fazer os nossos pássaros, o nosso colorido do Pantanal, em enfeites, para colocar na minha árvore de Natal”, comentou.
Pensando no próprio trabalho, Icterus comenta que iniciou, neste ano, um projeto com a Fundação de Turismo de Ladário, com a intenção de incentivar o turismo de observação de aves com os artesãos regionais. “Nosso artesanato vai muito além do tuiuiú e das araras, encontrados facilmente por aí. Nós apresentamos a cara-suja-do-pantanal, a choca-da-bolívia como espécies bandeiras e outras muito marcantes, como o joão-pinto, rapazinho-do-chaco, cavalaria, harpia, entre outras espécies”, argumentou.

Assim, ao falar com artesãos locais, muitos “abraçaram a ideia” e confeccionaram peças. “Aí agora, no final do ano, falamos com a Leonor [Rosa Barbosa, de 60 anos] para fazer os enfeites de Natal, inspirados nas nossas aves, e ela foi incrível, produzindo verdadeiras obras de arte”, opinou.
‘Fiz o recorte no tecido, foi desafiador’, diz artesã pantaneira
A artesã Leonor, que é bacharel em Turismo, também mora na região, mais precisamente em Ladário, ressalta o orgulho em receber tal encomenda. “Eu sou desenhista, então, reproduzir as aves para recorte em tecido foi algo desafiador, mas, acredito que tive bons resultados. Fiz, ao todo, dez modelos de pássaros para enfeitar a árvore, dentro da proposta de trabalho que eles desenvolvem”, disse.
As espécies que enfeitam a árvore de Natal pantaneira são: arara-azul, arara-vermelha, arara-canindé, tucano, colhereiro, tuiuiú, harpia, gavião de tupete, cavalerinho e joão-pinto.
