Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Paixão pela natureza virou negócio e Márcia faz de ‘chá azul’ a mexedores com adoçante natural

Desde criança, Marcia é fascinada pelas possibilidades encontradas no quintal de casa
Jennifer Ribeiro -
PANCS
Mexedor, pirulito, chá e biscoitos à base de PANCs (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Plantas, chás e a potência medicinal encontrada na natureza sempre foram algo a encantar a terapeuta nova-andradinense Marcia Cristina da Silva Lima. Desde criança, ela ficava fascinada com as possibilidades encontradas no quintal de casa e nos vasos de flores cultivadas pela avó. E nem ela sabia, mas sua paixão por este universo resultaria em um hobby que hoje é também uma de suas profissões.

Tudo começou na pandemia, quando ela conheceu uma pequena florzinha azul, a clitória. Segundo Marcia, as cores que a PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) deixa nos alimentos é tão encantadora, que a fez querer ter sua própria plantação e assim usufruir dos benefícios – e belezas – da planta sempre que quisesse.

Mexedor, biscoitos e chá feitos com clitória.
Mexedor, biscoitos e chá feitos com clitória. (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Nessa mesma época, enquanto investia em sua nova plantação, a terapeuta também conheceu os trabalhos de confeitaria com o isomalte, um adoçante natural feito a partir da beterraba branca que, quando pronto, fica totalmente transparente. Isso, somado às possibilidades coloridas das flores e plantas alimentícias, renderam à Marcia, a ideia de iniciar uma produção de pirulitos e mexedores para adoçar bebidas como chá, café, drinques e sucos, por exemplo.

“O que mais me chama a atenção, mesmo, é o chá, porque ele fica azul. Então você faz o chazinho azul e depois que você coloca limão, muda de cor. Ou, por exemplo, se você faz um drink com a clitória, ele também vai ficar azul. Mas quando você adicionar limão ou tônica, vai mudar de cor”, explica ela. “Então, a ‘fada azul’ é a minha paixão, meu carro chefe”.

Chás e drinks com clitória. (Reprodução/Arquivo Pessoal)

E o negócio, que começou pela curiosidade, deu muito certo. Tanto que ela passou a cultivar outras espécies de flores em seu quintal. Com o passar dos anos – e muitos testes-, a gama de produtos naturais começou aumentar. Márcia passou a produzir também sachês de chá, escalda-pés, almofadinhas terapêuticas para bebês e até kits para chá revelação.

“Muitas vezes a gente tem uma amiga, tem alguém que a gente gosta, e não consegue se fazer presente fisicamente. Então esses produtos são ótimas opções de presente, porque quando chega um sachezinho de chá, mexedor para adoçar o chá, uma flor, algum kit, a pessoa que recebe fica encantada”, explica.

Presentes feitos com isomalte. (Reprodução, Arquivo Pessoal)

Para Marcia, levar às pessoas um momento de autocuidado, tranquilidade, reflexão e saúde, é o que lhe encanta na profissão. Além disso, ela está sempre buscando maneiras de colaborar com o meio ambiente, criando embalagens naturais, também com as próprias plantas.

“Com a pigmentação das flores, faço a impressão no algodão cru e utilizo o tecido para produzir os lacinhos que vão nas embalagens. Então, tudo que eu faço, todo o kit, tem esses detalhes manuais”, explica.

Uma curiosidade que a terapeuta faz questão de pontuar é que o isomalte, por ser um produto natural, pode ser consumido por todas as pessoas, incluindo quem tem diabete e crianças.

“Lógico que não pode chupar um monte de pirulito, né? Mas um ou dois pirulitos que a pessoa consumir ali, não vai alterar o açúcar no sangue”, conta. “Então é um produto que, além de ter essa beleza, também tem saúde”, pontua. “Ele também não dá cárie, então crianças podem consumir com mais tranquilidade. É um produto muito especial”.

Sacola personalizada e mexedores. (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Juventude AG empata fora de casa em jogo movimentado pelo campeonato Brasileiro de Futsal

Queda de ponte turística deixa cinco mortos na China

Vini Jr e Raphinha são indicados a melhor do mundo e Brasil tem oito candidatos na Bola de Ouro

Três são levados para a delegacia em operação ferro-velho em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Usina que operava sem licença com ‘aval’ do Imasul tem 15 dias para provar situação regular

Com 41 assinaturas, oposição vai pedir impeachment de Moraes

VÍDEO: Camila Jara e Nikolas Ferreira protagonizam empurra-empurra na Mesa Diretora

‘Você está preso’: Ex de Bia Miranda, Gato Preto grava momento da própria prisão

Últimas Notícias

Brasil

Oposição encerra obstrução no Senado e plenário deve retomar trabalhos nesta quinta

Decisão foi tomada após oposição alcançar 41 assinatura a favor do impeachment de Alexandre de Moraes

MidiaMAIS

Médium avisa Luan Santana sobre previsão preocupante: ‘atenção’

Ana Maria Braga e Fausto Silva também receberam alertas da vidente

Política

‘Nikolas levou murro no saco’, acusa deputado contra Camila Jara

Camila Jara, que também retornava de Brasília, negou a acusação sob risos

Polícia

Dois são autuados por ‘gato’ de energia durante operação em Aquidauana

Mais de 20 imóveis foram vistoriados pela polícia e Energisa