‘Onde você estava?’: Filme dirigido por professor assassinado a facadas é lançado em Campo Grande
Lançamento do longa já estava previsto para esta data antes do educador ser morto
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
“Onde você estava?”, documentário dirigido pelo professor Roberto Figueiredo, é lançado em Campo Grande (MS) nesta quarta-feira (18). A estreia do filme ocorre cinco dias após o diretor ser assassinado a facadas por um adolescente na Capital. De acordo com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o lançamento já estava previsto para esta data antes do cineasta ser morto.
Após decisão conjunta entre a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), local onde ele trabalhava, a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), a FCMS e os familiares de Figueiredo, optou-se por manter a estreia para a data inicialmente planejada como uma homenagem ao educador.
De acordo com a pró-reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Renata Marques, o lançamento em 2024 era um desejo de Roberto, especialmente por coincidir com os 45 anos da instalação do Estado de Mato Grosso do Sul, justamente o tema principal do filme.
“O professor Roberto insistiu muito para que o documentário fosse exibido ainda neste ano. Em conversa com a família Figueiredo, respeitamos seu desejo e mantivemos a data. A Fundação de Cultura viabilizou a mudança do local para o Teatro Aracy Balabanian, garantindo que o lançamento ocorresse como ele sonhou”, destacou Rubia.
O filme reúne depoimentos de pessoas que vivenciaram os acontecimentos que marcaram a divisão de Mato Grosso em 1977 e a instalação de Mato Grosso do Sul dois anos depois. A obra reflete sobre a identidade cultural do estado e os impactos da mudança histórica sob diferentes perspectivas.
“Sempre quis entender os sentimentos da população na época da instalação de Mato Grosso do Sul. Eu, por exemplo, morava em Três Lagoas e fazia faculdade, e tudo isso parecia muito distante. Fomos pegos de surpresa, principalmente nós do interior, que não sabíamos nada sobre o movimento separatista ou a lei assinada em 1977. Em 1979, a instalação oficial nos surpreendeu ainda mais. Essa dúvida sempre permaneceu: de onde surgiu essa ideia que se concretizou naquele momento?”, disse Roberto Figueiredo em entrevista concedida no último dia 11, durante a divulgação do longa.
A exibição de estreia do documentário ocorre às 19h desta quarta (18) no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, e se transforma em um tributo à trajetória de Roberto Figueiredo, cineasta, educador, historiador e tantos outros adjetivos profissionais que o atrelam à arte e o fazem uma das figurais mais ativas na história da luta pela democratização ao acesso à cultura em Mato Grosso do Sul.
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
Notícias mais lidas agora
- Pé na estrada: Festas de final de ano trazem aumento de demanda por revisões automotivas
- Motorista sofre mal súbito, sobe em canteiro de avenida e derruba placa em Campo Grande
- Aumento de feminicídios em MS deflagrou operação e prendeu 23 agressores de mulheres
- ‘Não vai ficar com ninguém’: Mulher esfaqueada 20 vezes no tórax foi surpreendida por ex em casa
Últimas Notícias
PL que prevê gratuidade de transporte público para mulheres vítimas de violência será apreciado na Câmara Municipal
A isenção será válida durante todo o período em que as vítimas estiverem sob medidas protetivas e recebendo atendimentos médicos, psicológicos ou judiciais
IFMS publica 1ª chamada na seleção para cursos técnicos integrados
Matrículas deverão ser feita de forma on-line entre os dias 13 e 17 de janeiro. Aulas começam em março
Trio acusado de matar homem com mais de 30 facadas em Brasilândia é procurado
Polícia divulgou nomes e fotos dos suspeitos e pede por informações e denúncias
Pontos de alarmes instalados em prédios públicos de Naviraí custam mais de R$ 76 mil
Valor contratual com a empresa Segurança Eletrônica Naviraí – ME chega a R$ 1.711.101,00
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.