‘Onde você estava?’: Filme dirigido por professor assassinado a facadas é lançado em Campo Grande

Lançamento do longa já estava previsto para esta data antes do educador ser morto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
filme de professor assassinado a facadas
Roberto Figueiredo morreu aos 68 anos – (Fotos: Arquivo Pessoal)

“Onde você estava?”, documentário dirigido pelo professor Roberto Figueiredo, é lançado em Campo Grande (MS) nesta quarta-feira (18). A estreia do filme ocorre cinco dias após o diretor ser assassinado a facadas por um adolescente na Capital. De acordo com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o lançamento já estava previsto para esta data antes do cineasta ser morto.

Após decisão conjunta entre a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), local onde ele trabalhava, a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), a FCMS e os familiares de Figueiredo, optou-se por manter a estreia para a data inicialmente planejada como uma homenagem ao educador.

De acordo com a pró-reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Renata Marques, o lançamento em 2024 era um desejo de Roberto, especialmente por coincidir com os 45 anos da instalação do Estado de Mato Grosso do Sul, justamente o tema principal do filme.

O professor Roberto insistiu muito para que o documentário fosse exibido ainda neste ano. Em conversa com a família Figueiredo, respeitamos seu desejo e mantivemos a data. A Fundação de Cultura viabilizou a mudança do local para o Teatro Aracy Balabanian, garantindo que o lançamento ocorresse como ele sonhou, destacou Rubia.

O filme reúne depoimentos de pessoas que vivenciaram os acontecimentos que marcaram a divisão de Mato Grosso em 1977 e a instalação de Mato Grosso do Sul dois anos depois. A obra reflete sobre a identidade cultural do estado e os impactos da mudança histórica sob diferentes perspectivas.

“Sempre quis entender os sentimentos da população na época da instalação de Mato Grosso do Sul. Eu, por exemplo, morava em Três Lagoas e fazia faculdade, e tudo isso parecia muito distante. Fomos pegos de surpresa, principalmente nós do interior, que não sabíamos nada sobre o movimento separatista ou a lei assinada em 1977. Em 1979, a instalação oficial nos surpreendeu ainda mais. Essa dúvida sempre permaneceu: de onde surgiu essa ideia que se concretizou naquele momento?, disse Roberto Figueiredo em entrevista concedida no último dia 11, durante a divulgação do longa.

A exibição de estreia do documentário ocorre às 19h desta quarta (18) no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, e se transforma em um tributo à trajetória de Roberto Figueiredo, cineasta, educador, historiador e tantos outros adjetivos profissionais que o atrelam à arte e o fazem uma das figurais mais ativas na história da luta pela democratização ao acesso à cultura em Mato Grosso do Sul.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por UCDB (@ucdb)

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Conteúdos relacionados

Coleção bichos do Pantanal MASP arte terena
gatos muros campo grande
velório cerveja 1