Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

‘Nenhuma de nós a menos’: bicicletada em homenagem a artista Julieta Hernández acontece em MS

A homenagem será feita nesta sexta-feira, em Bonito e Campo Grande
Jennifer Ribeiro -
Julieta Hernández
(Reprodução, Instagram)

Bonequeira, palhaça e viajante. Essas eram algumas das muitas maneiras como a artista venezuelana, Julieta Hernández Martínez, de 38 anos, se apresentava. Morando no Brasil desde 2015, ela havia saído com sua bicicleta do rumo a cidade de Puerto Ordaz, na Venezuela, para visitar a mãe. Em uma de suas paradas, em , dois dias antes do Natal, Julieta foi vítima de um crime bárbaro, sem qualquer possibilidade de defesa.

Em homenagem a artista, para honrar sua memória, trabalho e legado, diversos grupos se unirão em todo o Brasil, América do Sul e Europa. A ideia é fortalecer o movimento contra o feminicídio e violência contra a mulher, com o tema ‘Julieta Presente’. Em Mato Grosso do Sul, dois municípios se mobilizarão: Bonito e Campo Grande.

(Divulgação)

Fernanda Revertido, atriz, professora de histórias e coordenadora da Casa da Memória Raída, ponto de memória em Bonito, é uma das organizadoras da bicicletada no município. Ela explica que conhecia Julieta das redes sociais e era grande admiradora do trabalho de palhaçaria da artista. E foi pela plataforma, que antes lhe entregava fragmentos da vida e trabalho de quem ela admirava, que soube que amigos e familiares de Hernández estavam em busca da bonequeira.

“A gente começou a postar nos stories e nas nossas páginas, para tentar encontrar, para tentar localizá-la, para ver se outras pessoas, de outros pontos do Brasil, podiam ajudar a encontrá-la”, recorda Fernanda. “Porém, chegou a notícia muito triste da partida dela e da forma como isso aconteceu”.

Foi então que Fernanda decidiu se juntar à Rossana Lucchner, ciclista de Bonito, que também coordena um grupo de na cidade, e participar da mobilização nacional. Rossana criou o seu grupo na pandemia, junto às amigas que passavam pelo luto. Atualmente, mais de 70 mulheres integram a equipe.

“A gente teve a ideia na iniciativa de reunir e fomentar esse trabalho e fazer essa homenagem a Julieta Hernàndez, mas também ressaltando a importância de nós mulheres. A importância do ‘nós’, o nosso direito de ir e vir, o nosso direito de transitar”, explica Fernanda.

“Acreditamos que essa homenagem simbólica possa não só fortalecer ainda os vínculos e laços com as mulheres do Brasil e da América Latina, mas que a gente tenha o direito de continuar sonhando e circulando por esse Brasil, pela América do Sul e por todo o mundo”.

Em Bonito, a concentração acontecerá na Praça da Liberdade, às 18h30, nesta sexta-feira (12). Já em Campo Grande, a mobilização acontecerá na Av. Afonso Pena com a Calógeras, em frente ao Relógio Central. A bicicletada na Capital está sendo organizada pela ‘Massa Crítica Campo Grande’. A homenagem também acontecerá na sexta-feira, a partir das 19h.

É possível também apoiar financeiramente a família da artista, através da conta PayPal: sophialarouge@gmail.com.

Entenda o caso

Julieta Hernández estava desaparecida desde o dia 23 de dezembro. Segundo a SSP-AM (Secretaria da do Amazonas), a artista dormia na rede, na varanda de uma pousada, quando foi surpreendida pelo dono do estabelecimento, de 32 anos. O homem ameaçou Julieta com uma e a obrigou fazer sexo oral. Na sequência, o dono da pousada pediu para que a namorada amarrasse os pés de Hernández e a estuprou.

Com ciúmes, a namorada jogou álcool nos dois e ateou fogo. Mesmo assim, o homem foi para cima de Julieta e a matou com uma gravata. O corpo da artista foi encontrado em uma cova a 15 metros da entrada da pousada.

Encontrá-la só foi possível após um morador da região localizar partes da bicicleta de Julieta. A polícia interrogou o casal, que acabou confessando o crime e indicando o local em que o corpo estava enterrado. Os dois foram presos em flagrante.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina