Na Quaresma, fiéis abrem mão de práticas ‘erradas’ e intensificam oração e devoção
Confira quais são as recomendações para este período de fé e reflexão
Jennifer Ribeiro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A última quarta-feira (14) marcou o início de um importantíssimo período no calendário litúrgico da Igreja, a Quaresma, que norteia os fiéis a um período de reflexão, oração e caridade. O período quaresmal surgiu por volta de 350 d.C, quando a Igreja decidiu aumentar o tempo de preparação para a Páscoa, que antes era de apenas quatro dias, o ‘Tríduo Sagrado da Semana Santa’.
Segundo o Pe. Marcelo Tenório, a Quaresma é o termo utilizado para designar o período de quarenta dias em que os fiéis se preparam para a Páscoa, uma data importante que rememora a Ressurreição de Jesus. Durante este período, os cristãos se dedicam a conversão pela prática do arrependimento de seus pecados, abstenção de certos prazeres e dedicação à oração, ao jejum e à caridade, se aprofundando na compreensão da palavra de Deus e intensificando a prática dos princípios essenciais da fé.
O que fazer durante a Quaresma?
Embora não exista uma cartilha que disponha as obrigatoriedades cristãs neste período, o Pe. Marcelo explica que existem algumas recomendações:
- Jejum – que nos ajuda no autodomínio e leva à solidariedade evangélica;
- Oração – que nos faz entrar em sintonia com Deus;
- Esmola – que nos faz próximos daqueles que precisam da nossa ajuda.
Ou seja, os sacrifícios pessoais são colocados em prática durante os 40 dias. Deixar de comer carne vermelha às sextas-feiras ou renunciar a algum hábito específico são alguns dos exemplos.
Práticas
Para entender sobre as práticas mais comuns entre os fiéis neste período, a reportagem do Jornal Midiamax foi às ruas de Campo Grande conversar sobre o assunto. E, para quem compactua com tais ensinamentos, o princípio maior de todos é se manter em um relacionamento direto com Deus e com o próximo. Fazer o bem sem olhar a quem!
Para Marisol Martins, a Quaresma é um período de muita reflexão e autoconhecimento. Uma rotina de meditação e oração é fundamental para proteção espiritual.
“Na minha casa eu acordo e faço oração. A primeira coisa é agradecer a Deus. Porque eu passei por um momento difícil na minha vida e a minha fé me curou”, conta ela. “Não precisa ser só na quaresma. A quaresma, ela é específica, né? Mas a gente tem que se preparar o ano todo no sentido de pensamentos positivos, cuidar dos nossos pensamentos, não atrair coisas ruins pra nossa vida, ficar longe de energias ruins e de pessoas de baixa vibração”, pontua.
Marisol explica que, apesar de considerar a oração um passo muito importante, os fiéis precisam praticar boas ações e evitar alguns costumes, como consumir bebidas alcoólicas e falar mal de outras pessoas. “Não devemos beber, não falar palavrões, não brigar, evitar brigas, seja com quem for. É importante também estar sempre estudando e tentando entender o que é a espiritualidade na sua vida”, completa.
Ana Rita concorda. Para ela, a Quaresma é um período muito importante que reforça o amor de Deus para com seus filhos e por isso, a oração cumpre esse papel de aproximação e conexão espiritual.
“Na quaresma a gente fica mais em oração. É um tempo de introspecção, de estar mais com Deus, em oração, em jejum, penitência, propenso à caridade. Não que a caridade não seja normal de sempre, mas neste período de oração e introspecção, mais à procura de Deus, que realmente eu me dedico mais. É mais intensivo”, pontua ela.
Roseli Severo afirma que as práticas sociais e religiosas são comuns durante o ano e o que muda para ela neste período é que tudo é ainda mais intensificado.
“Tenho o hábito sempre de vir na igreja, não só na missa, mas eu participo, assim, duas ou três vezes por semana, independente se tem ou não alguma programação”, conta. “Eu procuro intensificar minhas orações na quaresma. Quando você está buscando mais a Deus, você se sente mais próximo de dEle. Então, nesse momento de quaresma, é um momento que você tem que estar mais presente, buscando mais a presença de Deus e tentando se fortalecer mesmo”, explica.
Celebrações
Em 2024, a Quaresma acontece até o dia 28 de março. No domingo, dia 24, inicia-se a Semana Santa, com o Domingo de Ramos. A celebração passa pela Sexta-Feira Santa (29), que rememora o dia da crucificação e morte de Jesus, e termina no Domingo de Páscoa (31), em que é celebrada a ressurreição de Cristo.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Polícia investiga fraudes de R$ 40 milhões contra o Banco do Brasil
Quarta fase da operação e o golpe foi detectado e comunicado à polícia
Brasil derrota Uruguai no basquete e garante presença na Americup 2025
Os destaques brasileiros na partida foram os ala-pivôs Bruno Caboclo
Com pistola, homem bate em guard rail durante fuga da PM em Campo Grande
Durante a perseguição, o autor colidiu com o carro contra o guard rail
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.