“Morreu por morrer, sem motivo, sem explicação” e “Não entendi nada dessa morte”. Estes são alguns dos comentários mais repetidos nas redes sociais a respeito do desfecho do personagem Seu Francisco, mais conhecido como Chico das Mortes. A sequência, exibida nesta quinta-feira (7) no remake de “Renascer”, deixou o público confuso e causou estranheza em quem acompanha a novela das nove.
Chico foi interpretado pelo ator indígena sul-mato-grossense Mac Suara, que, apesar da breve participação de um mês no folhetim, brilhou e agradou à maioria por representar o povo Terena e Kadiwéu na TV aberta e em horário nobre.

Ainda assim, seu personagem seguiu o mesmo desfecho do Chico da versão original de “Renascer” (1993). Só que, desta vez, o público não comprou o entrecho e se manifestou sem entender nada. Isso porque, para a audiência, o “guardião” de José Inocêncio (Marcos Palmeira) teve uma morte gratuita. Assista à cena clicando aqui.
“E morreu. Morreu apenas por morrer”, opinou com descontentamento o blogueiro de novelas Zamenza. “Estava tentando entender isso. Morreu do nada?”, quis saber uma telespectadora. “Pra nada”, completou o blogueiro numa discussão sobre o fim do personagem.

E os demais comentários endossaram a polêmica. “Não entendi nada dessa morte sem explicação”, foram opiniões replicadas em diversas publicações. Confira um trecho:
E morreu. Morreu apenas por morrer. Muda nada na trama. Morreu e foi. Morreu. Foi-se. E tchau. #Renascer pic.twitter.com/NR96TfUtPR
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) March 8, 2024
Outros ainda lembraram da forma como a presença de Chico das Mortes e a filha Ritinha foram “jogadas” no remake “Renascer”, que anteriormente não havia dito ao telespectador que Inácia (Edvana Carvalho) tinha esses familiares.
Apesar disso, o Chico de 2024 teve mais cenas e mais destaque que o Chico de 1993, vivido por Grande Otelo. E, embora o desfecho tenha repercutido mal, ao ator indígena aquidauanense Mac Suara a participação no remake de terminou convertida em aclamação.
Mac Suara, ator indígena de MS
Mac Suara é natural de Mato Grosso do Sul. Ele nasceu no município de Aquidauana em 1962 e é destaque nacional como um renomado ator e produtor cultural descendente dos povos indígenas Terena e Kadiwéu, presentes em seu Estado de origem.
Ele é um dos primeiros atores indígenas a integrar o cinema brasileiro e agora se destacou no papel de Chico das Mortes em uma novela da TV aberta.
No entanto, sua carreira é extensa e possui um legado imensurável de representatividade para os povos indígenas Kadiwéu e Terena e para Mato Grosso do Sul.

Confira a lista de alguns outros trabalhos do artista:
1984 – Quilombo
1985 – The Emerald Forest
1985 – Avaeté – Semente da Vingança
1986 – Seriado: Armação Ilimitada
1988 – Uma avenida chamada Brasil
1988 – Os Heróis Trapalhões: Uma Aventura na Selva
1989 – Kuarup
1992 – Outros 500
1995 – Tummy
1999 – Hans Staden
2000 – Minissérie: A Muralha
2007 – Maksuara – Crepúsculo dos Deuses
2010 – Laços de Sangue
2022 – Bye Bye Amazônia
2024 – Renascer (remake)
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.