Oito anos de pesquisa no “universo acabense”, com informações pessoais, arquivos e recortes de jornais desde 1971, quando Moacir Lacerda, Vera Gasparotto, Luis Porfírio, Vandir Barreto e Chico Lacerda iniciaram o grupo que cantava e ainda canta as dores do Pantanal. Nesta sexta-feira (2), às 19h, ocorre o lançamento do livro, “Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”, no IHG-MS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. 

“É com muita alegria que vamos participar hoje do lançamento do livro do historiador e escritor Rodrigo Teixeira. É um trabalho fruto de pesquisa por mais de oito anos. Ele mergulhou no universo acabense, buscou informações pessoas, dados de arquivos, recordações de jornais, de tudo que saiu a respeito do Grupo Acaba, desde 1971, então, é um trabalho que vem coroar e eternizar a obra desse grupo tão longevo, que, com a graça de Deus, trilhou um caminho saudável em defesa da natureza, em defesa do Pantanal e as questões dos povos originários”, afirmou Moacir Lacerda ao MidiaMAIS.

Conforme o integrante do grupo, é uma alegria ver toda a obra ser eternizada no livro, além da riquíssima discografia com LP, CDs, DVDs, até longa-metragem. “Agora o livro, certa maneira, serve de estímulo para outras gerações, que possam ter novos nortes para o desenvolvimento cultural de Mato Grosso do Sul, então, é com grande alegria que estamos participando, com humildade no coração e gratidão a Deus por essa carreira tão grandiosa que Deus nos concedeu. E parabéns ao Rodrigo Teixeira, pelo magnífico trabalho que realizou”, opinou Lacerda.

“Grupo Acaba – A História dos Canta-Dores do Pantanal”

A obra, financiada pelo FIC-MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul), explora a trajetória de mais de 50 anos da banda sul-mato-grossense, uma das mais antigas do Brasil ainda em atividade.

Teixeira iniciou o projeto em 2016, após o convite do membro do grupo Moacir Lacerda para escrever a biografia da banda. Ele pesquisou a história da banda, seus integrantes e compilou material do extenso arquivo de Lacerda para compor a narrativa. O grupo, fundado em 1971 como Associação dos Compositores Autônomos do Bairro Amambaí (ACABA), evoluiu e se autodenominou Cantadores do Pantanal. O livro detalha as transformações do grupo, suas vitórias em festivais, a gravação do primeiro disco com o empresário Marcus Pereira e outros eventos significativos.

Rodrigo Teixeira é um escritor dedicado à preservação da memória musical de Mato Grosso do Sul, com obras anteriores sobre a música sertaneja e a cena cultural local. Ele é autor dos livros “Os Pioneiros – A Origem da Música Sertaneja de Mato Grosso do Sul” (2009 e2014) e “Prata da Casa – Um Marco da Música Sul-mato-grossense” (2016). Mestre em Comunicação pela UFMS e membro do IHGMS.

O IHGMS fica localizado na Avenida Calógeras, número 3000. O lançamento se estende para a Feira Borogodó, no próximo domingo (4), na Praça da Coophafé, que fica na Rua das Garças, 3164 – Campo Grande (MS)