Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Há 121 anos, abertura do Rio Paraguai para navegação trouxe a MS primeira exibição de cinema

19 de novembro é reconhecido como Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense
Graziela Rezende -

“O circo acaba de adquirir um cynematographo. Assim é que 5ª feira, pela primeira vez exhibiu-o.” A notícia, escrita com estas palavras, foi postada no jornal corumbaense, ressaltando que, em 19 de novembro de 1903, ocorria a primeira exibição no formato de pequenas esquetes, sem história. Desta forma, a data é reconhecida como Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-Mato-Grossense.

Segundo a cineasta Marineti Pinheiro, que publicou um livro sobre o assunto, no ano de 2010, o cinema chegou no Estado a partir da abertura do Rio para navegação. “Assim como o desenvolvimento do Estado se deu pelas vias fluviais, e depois férrea, o cinema adentra por este caminho”, comentou.

Há 121 anos, portanto, o cinematógrafo chegou em um navio e, nesta data, fizeram a projeção das primeiras “vistas animadas”, a qual levou este nome porque eram pequenas esquetes sem história.

Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-mato-grossense

Criada pela Lei Estadual n. 5.982/22, a data que celebra o Dia do Cinema e do Audiovisual Sul-mato-grossense rememora a primeira exibição realizada no Circo Palma, na cidade de , em 1903. 

A pesquisa nos exemplares do Jornal do Brasil contou com a ajuda do pesquisador e cinéfilo Celso Higa, e foi apenas após uma rigorosa investigação que a cineasta Marineti Pinheiro procurou a Deputada Mara Caseiro para elaborar o projeto de Lei, que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. 

Essa pesquisa surgiu pelo trabalho que Marineti fez em seu livro “Salas de Sonhos – Memórias dos cinemas de Mato Grosso do Sul” publicado em 2010, pela editora da , onde traz um levantamento das salas de cinema no estado, buscando a partir das documentos, registros, memórias e acervos pessoais as informações dos espaços de exibição da sétima arte. 

“Fatores relevantes marcam a celebração dessa data como a importância dos espaços de cinema na formação cultural e social das cidades. Antes da televisão as cidades tinham como principal espaço de convivência e entretenimento as salas de cinema. Hoje o audiovisual, com a rápida evolução tecnológica, tem uma crescente considerável no Brasil, em função do consumo temos o aumento da produção. Assim celebramos a história de uma atividade agregadora, importante no âmbito artístico, social e econômico para Mato Grosso do Sul”, celebra Marineti.

Para entender melhor o crescimentos da atividade, em 2024, a Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, oriunda de recursos do setor investiu no estado R$ 52 milhões, desse valor 70% (mais 37 milhões) foram para ações voltados ao cinema e audiovisual nas áreas de produção, formação e difusão, o que tem propiciado o crescimento e fortalecimento econômico da atividade. Já no âmbito da formação, a criação, em 2019, do Curso superior em Audiovisual na UFMS tem contribuído de forma ímpar na profissionalização da atividade. “Diante do histórico e dos números consideráveis desejamos vida longa e produtiva ao Cinema e o Audiovisual de MS”, comenta Marineti.  

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Termelétrica de Campo Grande entra em operação em agosto para gerar energia

Piloto de 26 anos morre após acidente em treino para etapa do Brasileiro de Motovelocidade

Homem é preso após importunar sexualmente a própria filha em Mato Grosso do Sul

hamilton

Hamilton mostra frustração e sugere à Ferrari trocar de piloto: ‘Sou absolutamente inútil’

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Loterias sorteia concurso da Mega-Sena com premiação de R$ 85 milhões

Últimas Notícias

Cotidiano

Tem até k-pop: UFMS abrirá inscrições na segunda-feira para aulas de dança em estilos variados

Inscrições devem ser feitas de 4 a 17 de agosto na página da Escola de Dança da UFMS. Taxa de participação é semestral

Polícia

Peão morre após ser atacado por touro em área rural de Aquidauana

As informações apontam que Itamar sempre trabalhou na área rural e tinha experiência no manejo de animais de grande porte

Polícia

Homem é esfaqueado pelo próprio irmão em bar no interior de MS

A vítima foi socorrida com lesões na cabeça e no lado esquerdo do peito

Política

Reprovação do governo Lula se mantém em 40%, aponta Datafolha

A soma dos que avaliam a gestão petista como regular caiu de 31% para 29%