Identidade de gênero, negritude e cultura popular. Estes serão os temas abordados pelo Grupo UBU no novo projeto cultural itinerante, ‘UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito', que começa nesta sexta-feira (23). Os assuntos serão tratados através da arte e do diálogo dentro de comunidades indígenas, quilombolas e no ambiente escolar.

Segundo Anderson Bosh, diretor do espetáculo teatral de estreia, ‘Uma Moça da Cidade', o objetivo é propiciar um ambiente de troca de experiência e esclarecimento. A ideia do ‘UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito' é fazer diferença na sociedade e na vida das pessoas ao colocar a pauta de identidade de gênero no debate, bem como promover o combate ao preconceito, homofobia, e a democratização do acesso à cultura.

“Ao todo, serão 11 meses de trabalho em um projeto que tem essa ideia de colocar a pauta da identidade de gênero, negritude e cultura popular no foco dos trabalhos. De fevereiro a dezembro, teremos uma média mensal de duas apresentações teatrais e rodas de conversa com o público. Tudo para que haja troca de experiência, esclarecimento de dúvidas, a fim de ampliar a compreensão sobre transexualidade, empregabilidade de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, manifestação de gênero, , arte, cultura popular e tantos outros temas existentes no projeto”, explica Anderson.

Durante este período, o Grupo UBU realizará uma série de atividades, incluindo dois espetáculos teatrais e direcionadas aos professores com foco na cultura popular brasileira, técnicas teatrais, arte, protagonismo negro, etc. A trupe irá percorrer não apenas e região, mas, também, visitará comunidades indígenas e quilombolas.

A estimativa é de que o projeto atinja cerca de 3 mil pessoas até dezembro, sendo duas apresentações mensais de teatro com os espetáculos ‘Uma Moça da Cidade' e ‘Pelega e Porca Prenha – episódio: Na Mata do Pequi'. Já os locais e datas das apresentações serão definidos, conforme a disponibilidade de agenda das comunidades e instituições de ensino.

Serviço

O espetáculo ‘Uma Moça da Cidade' acontece nesta sexta (23) e sábado (24), às 20, no Espaço Cultural Fulano de Tal – Rua Rui Barbosa, n.º 3099, centro. A classificação é livre e a entrada é gratuita.