Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Grupo UBU leva projeto itinerante sobre identidade de gênero e cultura popular às escolas e comunidades indígenas e quilombolas

Os assuntos serão tratados através da arte e do diálogo dentro de comunidades indígenas, quilombolas e no ambiente escolar.
Jennifer Ribeiro -
Grupo Ubu
(Vaca Azul, Reprodução)

Identidade de gênero, negritude e cultura popular. Estes serão os temas abordados pelo Grupo UBU no novo projeto cultural itinerante, ‘UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito’, que começa nesta sexta-feira (23). Os assuntos serão tratados através da arte e do diálogo dentro de comunidades indígenas, quilombolas e no ambiente escolar.

Segundo Anderson Bosh, diretor do espetáculo teatral de estreia, ‘Uma Moça da Cidade’, o objetivo é propiciar um ambiente de troca de experiência e esclarecimento. A ideia do ‘UBU Trans Erê – Identidades em Trânsito’ é fazer diferença na sociedade e na vida das pessoas ao colocar a pauta de identidade de gênero no debate, bem como promover o combate ao preconceito, homofobia, e a democratização do acesso à cultura.

“Ao todo, serão 11 meses de trabalho em um projeto que tem essa ideia de colocar a pauta da identidade de gênero, negritude e cultura popular no foco dos trabalhos. De fevereiro a dezembro, teremos uma média mensal de duas apresentações teatrais e rodas de conversa com o público. Tudo para que haja troca de experiência, esclarecimento de dúvidas, a fim de ampliar a compreensão sobre transexualidade, empregabilidade de pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, manifestação de gênero, , arte, cultura popular e tantos outros temas existentes no projeto”, explica Anderson.

Durante este período, o Grupo UBU realizará uma série de atividades, incluindo dois espetáculos teatrais e direcionadas aos professores com foco na cultura popular brasileira, técnicas teatrais, arte, protagonismo negro, etc. A trupe irá percorrer não apenas e região, mas, também, visitará comunidades indígenas e quilombolas.

A estimativa é de que o projeto atinja cerca de 3 mil pessoas até dezembro, sendo duas apresentações mensais de teatro com os espetáculos ‘Uma Moça da Cidade’ e ‘Pelega e Porca Prenha – episódio: Na Mata do Pequi’. Já os locais e datas das apresentações serão definidos, conforme a disponibilidade de agenda das comunidades e instituições de ensino.

Serviço

O espetáculo ‘Uma Moça da Cidade’ acontece nesta sexta (23) e sábado (24), às 20, no Espaço Cultural Fulano de Tal – Rua Rui Barbosa, n.º 3099, centro. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Peixe BR: tarifa de 50% dos EUA atinge diretamente o setor e é preciso restabelecer diálogo

Trump ameaça tarifas de até 100% contra a Rússia, em 50 dias, se não houver acordo sobre a Ucrânia

Na França, prisioneiro foge da cadeia escondido em bolsa de roupas sujas de outro detento

MEC publica portaria que regulamenta as novas regras do EaD

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Brasil vai ingressar contra Israel em ação por genocídio na Corte de Haia

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Sophie e a mãe, Vanessa Eugênia, foram mortas carbonizadas por João Augusto de Almeida — pai da bebê e esposo da jovem

Transparência

Uma semana após HC negado, Claudinho Serra tenta recurso para deixar prisão

Defesa do político tenta reformar decisão que manteve Serra preso por corrupção

Cotidiano

Comércio de MS deve lucrar em torno de R$ 300 milhões no Dia dos Pais

Pesquisa de intenção de consumo revela interesse dos consumidores

Mundo

Voo para os EUA tem alarme falso de bomba após mensagem de ‘descanse em paz’ em celular

Passageira viu mensagem no celular de outra pessoa e acreditou que teor da conversa era sobre o voo em que estava