A imagem, compartilhada há algumas horas em um grupo de observadores de aves, já rendeu inúmeros comentários, do tipo “que registro absurdo”, “parabéns”, entre outros, fazendo o fotógrafo, biólogo e condutor de turismo de vida selvagem, Gabriel Icterus, complementar o que já havia dito antes: “Foi a foto da minha vida”.
Diante ao céu azul pantaneiro, ele flagrou um gavião-real predando uma fêmea de bugio, nessa segunda-feira (21). Na ocasião, disse que estava guiando uma pessoa, no município de Corumbá, a 425 km de Campo Grande, quando avistou a cena rara.
“Que interação incrível!! Parabéns demais! A importância do Pantanal para a manutenção dessas espécies predadoras de topo de cadeia é inquestionável”, disse Maristela Benites.
Gavião-real é um animal raro de se ver
Lembrando que a espécie é rara devido à sua baixa densidade populacional. Além disso, gavião-real é um animal silencioso e que vive na copa das árvores, o que dificulta a sua observação.
Também conhecida como harpia, é a maior ave de rapina do Brasil e “um caçador temido nas florestas brasileiras, com uma visão oito vezes mais potente que a humana”.