Um dos animais mais apreciados do mundo, as onças são sinônimo de beleza e poder, estampando quadros e peças de roupas em muitas ocasiões. Em Mato Grosso do Sul, uma estilista criou uma coleção usando os felinos da artista visual Lúcia Martins Coelho Barbosa, que é conhecida internacionalmente por transformar peças de roupa com traços e manchas felinas, desenhadas em pastel seco sobre papel.

Assim, a estilista Cláudia Ferraz criou a coleção “Onça por todos os cantos”, com desfile exclusivo que ocorrerá na próxima terça-feira (23). “Trazer o trabalho da Lúcia para a Kakô vai de encontro com o meu propósito como designer, que é registrar nossa cultura e exaltar a riqueza da natureza de Mato Grosso do
Sul nas coleções de moda”, disse.

Conforme Kakô, como Cláudia é conhecia, Lúcia é uma artista que retrata traços importantes da natureza, seja através das cores de seus abstratos ou da sua especialidade de desenho e pintura da onça-pintada, assim como dá voz aos povos originários por meio de obras que agregam adereços e temáticas indígenas regionais.

(Kakô/Divulgação)

Para a elaboração das peças foram utilizadas matéria-prima com tecidos naturais, como o linho, o algodão, o modal e a seda. São calças, camisas, vestidos, saias, blusas, blazers, lenços e muitos outros cortes, proporcionando composições de looks contemporâneos que transitam do trabalho a grandes eventos.

“Kakô coloca meu trabalho em sua coleção de forma sutil, elegante e bonita. Minha expectativa com o desfile é que as pessoas se sintam inseridas culturalmente em uma coleção criativa e verdadeiramente sul-mato-grossense”, define Lúcia Martins.

O processo criativo foi colaborativo entre as artistas e começou pela escolha das obras de Lúcia, que foram depois fotografadas, redesenhadas e impressas nos tecidos, tudo cuidadosamente pensado para não perder as características originais. Segundo a estilista, o design de cada modelo tem como objetivo peças atemporais, elegantes e confortáveis.

Para Lúcia e Kakô, o encontro da moda com as artes visuais fortalece a cultura de Mato Grosso do Sul, um estado que tem como suas maiores riquezas o Pantanal, o Cerrado e suas reservas ecológicas. Lúcia fez questão de inserir na coleção a participação do jovem artista indígena Sulivan Barros, da etnia Terena, designer e artesão, que colaborou para o desfile com seus adereços confeccionados com sementes e penas encontrados na aldeia Limão Verde.

(Kakô/Divulgação)

A partir do trabalho de Sulivan, Kakô elaborou também um vestido bordado com penas e blusas bordadas com contas. “Agradeço muito o convite, porque os indígenas têm que ser valorizados como protagonistas no mundo da moda”, comenta Sulivan.

Lúcia Martins Coelho Barbosa é famosa por interpretar a onça-pintada de diversas formas e com várias cores e texturas, desde 1991. Suas obras com as representações desse felino icônico estão espalhadas por todo o País e também no exterior, em países como Estados Unidos, França, Suíça, Paraguai e Japão.

“Sou apaixonada pela pelagem da onça e pelo seu olhar profundo e intrigante. Além disso, eu sou daqui de Mato Grosso do Sul, tive minha infância em uma fazenda, vi os absurdos da caça e vi com alegria as leis brasileiras evoluírem para proteger esse felino, que é da maior importância para o bioma pantaneiro”, conclui a artista.

Serviço

A coleção “Onça por todos os cantos”, Verão 2025 Atelier Kakô, será apresentada na próxima terça-feira, dia 23 de julho, em desfile realizado às 19h30, no buffet Yotedy.