As escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) vão receber uma edição da obra “A Feira Livre da Rua Cuiabá – Sua História e Cultura da formação ao Patrimônio Público Cultural”. A obra é de autoria de Ilson Venâncio, o ‘Boca’, que faleceu em julho deste ano.
O livro retrata um resgate histórico e cultural através da história de vida dos feirantes e foi lançado em 21 de junho de 2024 na Câmara Municipal e também na ‘Padaria do Fuxico’, ponto de encontros e resenhas de Dourados.
“Praticamente um mês depois do lançamento, ele faleceu”, conta a esposa Creilda Santos Alves. Ela e a filha, Celeste Alves Venancio, realizaram nesta quarta-feira (11), a entrega de 50 edições do livro para a Semed (Secretaria Municipal de Dourados).
A obra será distribuída para as bibliotecas das escolas da Reme. A primeira entrega foi realizada na biblioteca da Escola Municipal Aurora e contou com a presença de alguns alunos, professores, e dos secretários Carlos Vinicius Figueiredo (Educação) e Ginez Cesar (Comunicação).
“Ilson tinha uma grande sensibilidade para escrever. Foram muitos anos fazendo entrevistas para o livro, mais de uma década de entrevistas com os feirantes, que são os grandes protagonistas da história”, relata a viúva de Ilson.
Douradense, Ilson Venâncio era artista, ator, compositor, escritor e muito conhecido nos meios culturais e também políticos pela sua militância na cultura e nas causas sociais.