Estudantes do IFMS aprovados em simulação da ONU arrecadam fundos para viagem a Harvard

Alunos foram aprovados para participar de simulação da ONU, nos Estados Unidos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Alunos do IFMS são aprovados para participarem de simulação da ONU em Harvard. (Divulgação)

Alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) foram selecionados para participar da conferência HMUN (Harvard Model United Nations), em Harvard. Contudo, para isso, precisam arrecadar R$ 80 mil, que serão destinados a cobrir os custos da viagem.

O Harvard Model United Nations é um modelo educacional da ONU (Organização das Nações Unidas) que ocorre em forma de simulações, nas quais os alunos aprendem sobre diplomacia e relações internacionais. Assim, os participantes representam um país, organização ou pessoa, e devem resolver um problema com outros delegados.

Os alunos Adrielle, Ana Paula, Davi, Henrique, Maria Clara e Priscila, que cursam o 2° e 6° semestre do IFMS, devem embarcar em janeiro para Boston, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. O professor Flávio Amorim da Rocha irá acompanhar os alunos na viagem.

De acordo com Flávio, a delegação dos alunos precisou responder perguntas sobre histórico em debate, e escolher a região a representar. Os alunos, então, escolheram a América do Sul. Dessa forma, a organização do evento encaminhará o país que será representado por eles.

“Por exemplo, caso seja a Argentina ou a Bolívia, eles precisam estudar história, geografia e posicionamentos políticos dos presidentes desses países para que possam representá-los. Essa atribuição é realizada algumas semanas antes do evento. Não costuma ser o país de origem dos delegados”, explicou.

Participação no evento agrega aprendizado aos alunos

O professor dos alunos defende que, além de terem contato com diversas culturas e posicionamentos diferentes, os jovens terão oportunidade de praticar o exercício da diplomacia e argumentação. Essa experiência irá ampliar seus horizontes e prepará-los para uma futura carreira internacional.

“Essa experiência agrega à formação holística desses sujeitos, que preparamos para o mundo. Há, claro, inúmeros outros pontos importantes, como a oportunidade de praticar a língua inglesa, que é a língua de comunicação internacional”, afirma.

Como orientador dos jovens, Flávio fica muito orgulhoso de vê-los seguindo o caminho do conhecimento e buscando o contato com novas experiências.

“Eu me sinto imensamente feliz e recompensado quando vejo a autonomia dos meus alunos ao procurarem oportunidades como essa. Sei que a escola está no caminho certo quando observo esse despertar deles na busca pelo conhecimento e isso faz com que eu tenha cada vez mais certeza do amor pela minha profissão e pelo ensino público, que devemos defender sempre”, conta.

Alunos arrecadam fundos para viagem

Para realizarem a viagem aos Estados Unidos, contudo, os alunos estão arrecadando R$ 80 mil para os custos de transporte, hospedagem e alimentação.

Portanto, quem deseja apoiar os alunos a realizarem esse sonho, pode fazer um PIX para a chave ifemharvard@gmail.com.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por The Young (@gremio.theyoung)

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada! 🚀

Conteúdos relacionados