Alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) foram selecionados para participar da conferência HMUN (Harvard Model United Nations), em Harvard. Contudo, para isso, precisam arrecadar R$ 80 mil, que serão destinados a cobrir os custos da viagem.
O Harvard Model United Nations é um modelo educacional da ONU (Organização das Nações Unidas) que ocorre em forma de simulações, nas quais os alunos aprendem sobre diplomacia e relações internacionais. Assim, os participantes representam um país, organização ou pessoa, e devem resolver um problema com outros delegados.
Os alunos Adrielle, Ana Paula, Davi, Henrique, Maria Clara e Priscila, que cursam o 2° e 6° semestre do IFMS, devem embarcar em janeiro para Boston, estado de Massachusetts, nos Estados Unidos. O professor Flávio Amorim da Rocha irá acompanhar os alunos na viagem.
De acordo com Flávio, a delegação dos alunos precisou responder perguntas sobre histórico em debate, e escolher a região a representar. Os alunos, então, escolheram a América do Sul. Dessa forma, a organização do evento encaminhará o país que será representado por eles.
“Por exemplo, caso seja a Argentina ou a Bolívia, eles precisam estudar história, geografia e posicionamentos políticos dos presidentes desses países para que possam representá-los. Essa atribuição é realizada algumas semanas antes do evento. Não costuma ser o país de origem dos delegados”, explicou.
Participação no evento agrega aprendizado aos alunos
O professor dos alunos defende que, além de terem contato com diversas culturas e posicionamentos diferentes, os jovens terão oportunidade de praticar o exercício da diplomacia e argumentação. Essa experiência irá ampliar seus horizontes e prepará-los para uma futura carreira internacional.
“Essa experiência agrega à formação holística desses sujeitos, que preparamos para o mundo. Há, claro, inúmeros outros pontos importantes, como a oportunidade de praticar a língua inglesa, que é a língua de comunicação internacional”, afirma.
Como orientador dos jovens, Flávio fica muito orgulhoso de vê-los seguindo o caminho do conhecimento e buscando o contato com novas experiências.
“Eu me sinto imensamente feliz e recompensado quando vejo a autonomia dos meus alunos ao procurarem oportunidades como essa. Sei que a escola está no caminho certo quando observo esse despertar deles na busca pelo conhecimento e isso faz com que eu tenha cada vez mais certeza do amor pela minha profissão e pelo ensino público, que devemos defender sempre”, conta.
Alunos arrecadam fundos para viagem
Para realizarem a viagem aos Estados Unidos, contudo, os alunos estão arrecadando R$ 80 mil para os custos de transporte, hospedagem e alimentação.
Portanto, quem deseja apoiar os alunos a realizarem esse sonho, pode fazer um PIX para a chave ifemharvard@gmail.com.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!