Estilistas de Campo Grande representam MS em desfile nacional da Casa de Criadores

Criações de Rafael de Oliveira e Lídia Zirgat foram selecionadas para a 2ª Collab moda Inclusiva e Casa de Criadores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Criações de Rafael de Oliveira e Lídia Zirgat, na final do Prêmio Bocaiuva 2024. (Reprodução)

A moda autoral de Mato Grosso do Sul estará representada nas criações de dois estilistas de Campo Grande, no desfile da Casa de Criadores, em São Paulo. Os modelos criados por Rafael de Oliveira, 25 anos, e Lídia Zirgat, 18 anos, foram selecionadas para estar entre os 20 trabalhos que compõe o desfile da 2ª Collab moda Inclusiva e Casa de Criadores, que deve ocorrer ainda este ano.

Entre setembro e outubro, o concurso recebeu inscrições de estilistas de todo o Brasil. Na ocasião, os criadores tinham que enviar um croqui de um look que apresentasse soluções para o vestuário de pessoas com deficiência. Contudo, apenas 20 criações foram selecionadas. Entre elas, as dos estilistas de Campo Grande.

A lista de selecionados foi divulgada na última sexta-feira, 31 de outubro. Assim, logo quando viu que havia sido selecionado, Rafael de Oliveira compartilhou a notícia com amigos e familiares. “Foi um choque. Primeiro não acreditei que tinha sido escolhido, mas depois comecei a ligar e mandar mensagem para todos que sempre me apoiaram”, conta.

A notícia também pegou Lídia de surpresa, que não estava muito confiante. Mas, quando a ficha caiu, a felicidade e o sentimento de realização de um sonho tomou conta.

“Eu estava com uma expectativa baixa de entrar, achando que não teria grandes chances de entrar, devido à concorrência. Ontem quando eu vi meu nome na lista, fiquei extremamente feliz de ter conseguido entrar, contei para todos que eu podia e comemorei. Foi um sonho realizado participar de um evento como esse”, explica.

Interesse pela moda inclusiva

Tanto Rafael, quanto Lídia, ficaram sabendo do concurso por indicação do professor de costura, na escola onde são alunos. “Ele trabalha com moda inclusiva e falou para a gente do concurso, e que seria legal a gente participar”, contou Rafael.

Eduardo Alves é o professor de Rafael e Lídia, na Escola de Costura Alinhavo. Além de ensinar as técnicas de costura em sua escola, Eduardo é responsável pela marca de moda inclusiva Bocaiúva. Assim, o educador ficou orgulhoso ao saber que seus alunos foram selecionados no concurso.

“A gente fica muito feliz, muito orgulhoso. Eu que mandei a notícia para eles, inclusive, porque eles não tinham visto ainda. O intuito de todo o trabalho que a gente vem desenvolvendo é essa questão da promoção da moda inclusiva, de fazer com que novos estilistas, entusiastas de moda, de costura, se atentem que existe um público gigantesco que tem essa necessidade de adaptação na roupa”, explicou.

Os dois estilistas também foram finalistas do Prêmio Bocaiuva, na primeira Semana de Moda Inclusiva do Brasil, que ocorreu entre os dias 19 e 21 de setembro, em Campo Grande.

Inspirações e próximos passos

Enquanto a criação de Rafael se inspira nas luzes da cidade, o modelo de Lídia possui inspiração no Oriente, com um toque mais noturno.

De acordo com Rafael, o próximo passo é encontrar a modelo para desfilar a sua roupa e, então, começar a desenvolver a peça. “O próximo passo é achar a modelo e tirar as medidas para começar a produzir o look. As expectativas são altas, não vou negar. É um sonho de criança se realizando, e o primeira passo para várias outras caminhadas”, ressalta.

Lídia também pretende já se organizar para conseguir concluir tudo à tempo do prazo, que ainda será determinado pela organização do evento. “Meus próximos passos será me organizar e já ir preparado o caminho, para o evento estou com as expectativas no alto, vai ser algo que com toda certeza irá marcar minha vida”, conta.

Casa de Criadores

A Casa de Criadores é uma plataforma que lança novos talentos da moda brasileira. Além disso, oferece suporte a estilistas e marcas de moda autoral.

A primeira edição da Collab Moda Inclusiva e Casa de Criadores ocorreu em dezembro de 2023, no Centro Cultural de São Paulo. A segunda edição, contudo, ainda não tem data definida.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Conteúdos relacionados