Espécie migratória, frango-d’água-azul aparece no pantanal de Mato Grosso do Sul

Cheio de peculiaridades, frango aquático e azul já teve aparições registradas até no Lago do Amor, em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
frango d'água azul
Frango d'água azul visto no pantanal sul-mato-grossense no último final de semana – (Foto: Edir Alves)

Já viu um desses? De imponente coloração, o frango-d’água-azul (Porphyrio martinicus) não passa despercebido onde quer que apareça. No último final de semana, um exemplar da espécie da família dos ralídeos foi avistado no pantanal de Mato Grosso do Sul e, apesar de registros no bioma não serem tão divulgados, quem documentou o flagrante afirma que costuma ver a espécie todos os anos na região.

A aparição do exemplar de frango-d’água-azul ocorreu na Fazenda San Francisco, localizada no pantanal de Miranda, distante 241 quilômetros de Campo Grande. Edir Alves, guia que fotografou o animal, diz à reportagem que avistamentos dessa ave aquática ocorrem com frequência nesta época do ano. “Até fevereiro estão aqui”, garante o profissional.

Espécie migratória, o frango-d’água-azul ocorre em todo o Brasil e não é raro de ser visto. Também é conhecido como jaçanã (Maranhão) e tauá-tauá-azul (Amapá), dependendo da região. De acordo com o WikiAves, está presente do sudeste dos Estados Unidos até o norte da Argentina.

Características do frango d’água azul

Entre as características mais marcantes, está corpo azul-púrpura dos adultos, que brilha nas cores verde e turquesa quando iluminado pelo sol. O grande bico vermelho e amarelo também destaca a espécie no meio de qualquer vegetação. As pernas e patas amarelas são compridas para facilitar a locomoção em áreas aquáticas.

Embora pareça, o frango d’água azul não caminha sobre as águas, ele costuma andar sobre vegetações flutuantes e pantanosas. Por ser migratório, percorre tranquilamente grandes distâncias por todo o território onde ocorre e ainda se adapta às cidades, principalmente em parques com lagos.

Frango d’água azul em Campo Grande

Pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), inclusive, já identificaram a presença de frangos d’água azul no Lago do Amor, em Campo Grande. Conforme a pesquisa, a presença do animal no Lago do Amor é ocasional.

“Ocorre em todo o Brasil e é capaz de longos deslocamentos. Alimentam-se principalmente de folhas, sementes e flores, incluindo ocasionalmente pequenos vertebrados e ovos. Constrói um ninho grande na vegetação aquática”, detalha o estudo sobre a espécie.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais InstagramFacebookTikTokYouTube e X.

Conteúdos relacionados

píton bioparque 2
romantização de mães