Estamos na época de manga, portanto é comum vermos vários pés carregados da fruta pela cidade. Em locais públicos, quem passa pelas árvores, acaba pegando uma ou outra. Mas, quando os pés estão em terrenos privados, as chances das frutas acabarem perdendo são maiores.
Assim acontece todos os anos na casa de Alexandre Galeano, 19 anos. Desde que mora no bairro Nova Campo Grande, junto com seus avós, Alexandre vê as mangas caírem do pé aos montes no terreno. Além de consumi-las e doá-las para vizinhos e familiares, acabam jogando fora as que sobram.
“Nós doamos sempre para os vizinhos, para a conveniência, que são parceiros nossos. Nesse ano, as mangas começaram a ficar maduras há umas três semanas atrás, e o período vai até o fim de novembro”, explicou.
Mas esse ano, o morador teve uma ideia: anunciar a doação de mangas em um grupo do Facebook. E deu super certo, em poucas horas apareceram vários moradores da região para buscar uma sacola de mangas.

Doação de mangas virou anúncio no Facebook
A ideia de fazer um anúncio na rede social para doar as mangas foi colocada em prática, pela primeira vez, na tarde desta sexta-feira (1º), depois que um vento forte derrubou várias no chão.
“Eu estava aqui sentado, e vi que o vento tinha jogado várias no chão. Tive, então, essa ideia de publicar no grupo do bairro no Facebook. Deu muito certo, vieram umas 10 pessoas para buscar. O último que veio levou o carrinho cheio de mangas e falou que a família dele, que é grande, deve comer tudo hoje mesmo”, contou.
Segundo Alexandre, essa ideia já tinha passado por sua cabeça antes, mas ficou com receio da reação das pessoas. “Eu sempre pensava em fazer isso, mas fico com medo do que as pessoas vão achar, é muita vergonha. Mas graças a Deus, além de motivações o povo elogiou. Amanhã vou fazer de novo”, contou.

Período de mangas
A mangueira é uma árvore frutífera de clima tropical, que se adapta bem em regiões que apresentam as estações secas e chuvosas mais ou menos definidas. Em condições normais, o ciclo produtivo da mangueira ocorre entre os meses de novembro e janeiro.
Assim, em Campo Grande é comum, nesse período, encontrar pés de mangas de vários tipos, como a manga espada, manga rosa, manga coquinho, margarita e manga bourbon.

✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!