Nova no pedaço, uma simpática sucuri-verde (Eunectes murinus) mal começou a dar as caras e já roubou a cena na área alagada de Bonito (MS), cidade localizada a 260 quilômetros de Campo Grande. Batizada de “Queixinho”, a serpente ganhou este nome por uma característica que a difere das demais anacondas do local: sua mandíbula é deslocada.
Responsável pelo batismo do animal, o guia e monitor ambiental Vilmar Teixeira afirma que “Queixinho” apareceu recentemente na região, conhecida por ser morada de gigantes sucuris. “É uma nova sucuri que eu encontrei nos arredores do Rio Formoso“, diz ele ao Jornal Midiamax.
Em anos monitorando a área, Vilmar afirma que ainda não tinha visto essa serpente.
O guia localizou o exemplar há apenas algumas semanas, quando procurava sucuris com um turista australiano. Na ocasião, os dois saíram para a expedição nas margens do Rio Formoso e se depararam com o animal, que saltou aos olhos por razões diversas.
Veja o momento do encontro com a sucuri “Queixinho”:
Sucuri “Queixinho” é mais magra que as demais
Além de ter a mandíbula deslocada, “Queixinho” também é mais magra que as outras imensas sucuris de Bonito. Por isso, assim que avistou a serpente, o guia notou que se tratava de uma novata.
“Conseguimos avistá-la tomando sol, reparei que ela está magra ainda, não está tão gorda. Acredito que tenha 5 metros. Estava adormecida, se aquecendo, recuperando sua bateria de calor“, relata sobre o encontro.
Mandíbula torta não impede sucuri “Queixinho” de se alimentar
Em relação à mandíbula que a fez ser batizada de “Queixinho”, Vilmar acredita que a deformidade tenha sido causada por uma refeição grande demais. “Imagino que tenha sido uma luta com uma presa que não acabou bem”.
Contudo, o defeito parece não ser nenhum empecilho para “Queixinho”. “Já recebi informações que ela aparece com a barriga cheia, sinal que essa deformidade não atrapalha em sua caçada“, completa o guia sobre a mais nova sucuri famosinha do Rio Formoso.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais Instagram, Facebook, TikTok, YouTube e X.