Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Do anonimato à fama: votação popular será decisiva para futuro de píton amarela em Bioparque

Público decidirá detalhe importante para píton do Bioparque Pantanal
João Ramos -
píton bioparque pantanal 5
Animal ainda não foi apresentado ao público, mas já rouba a cena em Campo Grande

As outras cobras que se cuidem porque ela está chegando… Após viver quase 2 anos no anonimato guardada “a sete chaves” nos interiores do Bioparque Pantanal, em (MS), uma píton albina (de coloração amarela e branca) finalmente sairá de seu “esconderijo” e será apresentada ao público nos próximos dias. Nos bastidores, o comentário geral é de que a serpente roubará a cena e “ofuscará o brilho” das demais répteis que ali habitam.

Isso porque, além da píton, o Bioparque Pantanal conta mais duas cobras em seu plantel: a -verde Gaby (Eunectes murinus) e a Rachel Carson (Boa constrictor). Enquanto a jiboia “desapropriou” Gaby de seu trono de rainha, agora, provavelmente, será a vez da píton albina atrair todos os holofotes para si e conquistar o posto.

Contudo, o empreendimento de fauna ainda não definiu a data em que o recinto da novata será inaugurado no circuito e nem como o animal vai se chamar.

píton bioparque pantanal
Píton chegou ao Bioparque em março de 2023 e ficou guardadinha no local. Seu recinto só começou a ser construído em outubro deste ano

Diferente das colegas, a cobra amarela e branca ainda não tem nome e é o público quem vai escolher sua alcunha. Neste domingo (24), o complexo de aquários disponibiliza uma enquete nas redes sociais e qualquer pessoa pode votar para escolher uma das opções de apelidos para o animal.

Estratégia semelhante ocorreu quando a sucuri Gaby foi lançada. Vinda do Pará, a serpente teve seu batismo realizado por votação popular e as alternativas foram nomes de famosas cantoras naturais do Estado da região norte do país, sendo Gaby Amarantos a escolhida.

No entanto, com a píton albina, as possibilidades serão diferentes. O Bioparque decidiu que o animal homenageará alguma personagem da literatura brasileira e, para tanto, selecionou três opções: Capitu, Iracema e Paraguaçu.

  • Capitu (Maria Capitolina de Pádua Santiago) é uma personagem do romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis. Na obra, é descrita como uma mulher enigmática, complexa e marcante – características que, para a diretora-geral do Bioparque Pantanal, definem a cobra píton.
  • Iracema é a protagonista do romance homônimo de José de Alencar. Indígena da etnia Tabajara, ela simboliza a união entre o mundo indígena e o colonizador europeu.
  • Paraguaçu, por sua vez, é personagem do poema épico Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão. Filha do cacique Taparica, a moça representa a aliança entre indígenas e europeus durante o processo de colonização.

É a partir da definição de um nome que o futuro da píton começará a ser escrito no local. Para votar, é preciso ficar de olho no Instagram do complexo: @bioparquepantanaloficial.

Píton é considerada “perfeita e enigmática” – (Foto: Rosana Moura)

Detalhes sobre a píton do Bioparque Pantanal

Originária do sudeste asiático, a estonteante píton albina é a nova atração do Bioparque Pantanal. Antes usada em apresentações circenses, a cobra foi apreendida pela PMA (Polícia Militar Ambiental) e ganhou morada no complexo de aquários em Campo Grande (MS).

O exemplar que será exposto no Bioparque faz parte da família Python bivittatus. A espécie pode ser encontrada em florestas tropicais e subtropicais, assim como em áreas de pastagens e pântanos.

“São excelentes nadadoras e alimentam-se de grandes vertebrados, incluindo mamíferos, anfíbios e aves. Fazem a postura de seus ovos dentro de cascas de árvores e cada ninhada pode atingir mais de 100 ovos”, detalha o complexo.

Além disso, as pítons não são venenosas e podem até ser criadas em casa se os criadores seguirem toda uma documentação para viabilizar e legalizar a presença do cobra, considerada dócil, em ambiente doméstico.

Confira mais detalhes sobre a alimentação e o recinto da píton do Bioparque Pantanal clicando abaixo:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais InstagramFacebookTikTokYouTube e X.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 500 mil é apreendida em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Moradores de MS são presos com mais de 110 tabletes de maconha

Últimas Notícias

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha

Polícia

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

Criminoso foi capturado em Pedro Juan Caballero

Brasil

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

"O Pix tem nome: Jair Bolsonaro", disse o ex-presidente