A atriz Dira Paes está em Bonito (MS) participando do Festival de Cinema Sul-Americano, o Cinesur. A segunda edição teve uma abertura emocionante, com homenagens ao ator Reginaldo Faria, que apresentou o evento ao lado dos também atores Lucélia Santos e Johnny Massaro.

Nas redes sociais, Dira diz que “a semana começou agitada” e que está curtindo o “restinho de férias das crianças”. “Sempre bom estar aqui, celebrar o cinema, reencontrar gente querida, visitar essas paisagens e comer muuuuuito bem”, postou.

Confira o post:

Homenagem ao ator Reginaldo Faria

Na cidade paradisíaca, mais precisamente no Centro de Convenções, Auditório Kadiwéu, ocorre o evento. Durante a homenagem e recebimento do prêmio Pantanal, Reginaldo se emocionou e o público soube de números impressionantes: 31 filmes, 50 novelas, 8 longas e a produção de mais de 50, com a RF Farias,
empresa produtora em sociedade com seus irmãos.

No evento, também ocorreu a exibição de filmes como “Selva Trágica” (1963), um dos grandes clássicos do cinema nacional, protagonizado por Reginaldo e dirigido por seu irmão, Roberto Farias. O longa denuncia as desigualdades sociais no campo, retratando a exploração dos trabalhadores no cultivo da erva-mate e pode ser visto como um espelho da sociedade brasileira.

(Bonito Cinesur/Divulgação)

Nilson Rodrigues, diretor do Festival, destacou o evento como um espaço de encontro da produção sul-americana, que busca a diversidade cinematográfica, possibilita encontros de realizadores e discute caminhos para superar as barreiras que impedem de conhecermos o cinema e o audiovisual que é feito no continente sul-americano. Apontou Bonito como um excelente cenário para se ter a linguagem audiovisual somada ao urgente e necessário debate sobre a responsabilidade que devemos ter com o ambiente em que vivemos.

Pré-estreias de filmes

O Cine Bonito sediará ainda pré-estreias dos filmes “Ainda Somos os Mesmos”, “Placa-Mãe”, “Invisível,” e “A Filha do Pescador”. Estas exibições oferecerão ao público uma oportunidade exclusiva de ver tais produções antes de suas estreias oficiais.

No dia 27 de julho, às 16h30, no Centro de Convenções de Bonito, Auditório Kadiwéu, será exibido o filme de encerramento: “Terceiro Milênio” (1981), dirigido pelo reconhecido cineasta Jorge Bodanzky. O diretor será homenageado e participará de uma conversa após a sessão.

Às 20h, após a exibição do filme, ocorrerá a entrega dos prêmios Troféu Pantanal para os vencedores das mostras competitivas, com a distribuição dos prêmios feita pela grande atriz Dira Paes.

Programação:

24 de Julho
10h30 – DEBATE MOSTRA COMPETITIVA SUL-MATO-GROSSENSE na Câmara Municipal de Bonito com Jade Rainho e equipe dos filmes.
18h30 – Mostras Competitivas Filme Ambiental Curta-Metragem e Longa-Metragem Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu
LA CADENA – Equador, 2023, Kerly Meneses Guerrero, 18 min, Documentário, Livre /Moradores de Cahuasquí lutando para proteger seu território de empresas mineradoras.
SOMOS Y SEREMOS MAR – Argentina, 2024, Malena Blanco, 78 min, Documentário, Livre /Mulheres indígenas de 36 nações marcham pela Patagônia até Buenos Aires em defesa de seus territórios.
20h30 – Mostras Competitivas Filme Sul-americano Curta-Metragem e Longa-Metragem Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu
AYER SERÁ IGUAL QUE MAÑANA – Venezuela, 2023, Omar Arteaga, 14 min, Ficção, 14 anos /Um editor de vídeo exausto vive o mesmo dia repetidamente.
NEIRUD – Brasil, 2023, Fernanda Faya, 71 min, Documentário, 10 anos / A enigmática história da lutadora circense em uma trupe clandestina, só de mulheres, nas décadas de 1960 a 1980.
25 de Julho
10h30 – DEBATE DA MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL SUL-AMERICANA E AMBIENTAL na Câmara Municipal de Bonito, com José Geraldo Couto, Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.
18h30 – Mostras Competitivas Filme Ambiental Curta-Metragem e Longa-Metragem Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu
WHERE ARE YOU FROM? – Uruguai, 2023, Juan Cristiani, Animação, 2 min 31 seg, 6 anos /Uma animação 3D envolvente que explora a urgência das questões ambientais e a esperança para o futuro.
ALLPAMANDA – Equador, 2023, Tawna Collective, Documentário, 93 min / A história do movimento indígena amazônico no Equador desde 1980.
20h30 – Mostras Competitivas Filme Sul-americano Curta-Metragem e Longa-Metragem Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu
À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDOS – Brasil, 2024, Matheus Moura, 17 min, Ficção, 12 anos / A noite de Belo Horizonte, recosta as definições de futuro na vida do jovem Júnior.
LAS FIERAS – Argentina, 2023, Juan Flores, 75 min, Ficção, 10 anos / Julián e sua esposa Clara retornam à sua cidade natal para cuidar do pai moribundo.
26 de Julho
10h30 – DEBATE DA MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL SUL-AMERICANA E AMBIENTAL, na Câmara Municipal de Bonito, com José Geraldo Couto, Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.
18h30 – Mostras Competitivas Filme Ambiental Curta-Metragem e Longa-Metragem Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu
A MENINA E O MAR – Brasil, 2023, Gabriel Mellin, 19 min, Ficção, Livre / A história de duas crianças brasileiras que descobrem a beleza e os desafios do mar.
TUPUNGATO – Chile, 2023, Rafael Pease, 74 min, Documentário / Uma expedição ao vulcão Tupungato, no Chile, transforma-se em uma batalha pela conservação ambiental e direitos sociais.
27 de Julho
10h30 – DEBATE MOSTRA COMPETITIVA CINEMA AMBIENTAL, na Câmara Municipal de Bonito, com Elis Regina Nogueira e equipe dos filmes.
16h30 – SESSÃO ESPECIAL Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu TERCEIRO MILÊNIO – Brasil, 1981, Jorge Bodanzky, 94 min 15 seg, Livre / A potencialidade econômica do Amazonas e seus desvios: a corrupção na política indigenista e a presença de fábricas poluidoras. Após a sessão haverá uma conversa com o diretor Jorge Bodanzky.
20h00 – PREMIAÇÃO TROFÉU PANTANAL Para os vencedores das Mostras Competitivas Centro de Convenções de Bonito – Auditório Kadiwéu

O CMU (Centro de Convenções, Câmara Municipal e Centro de Múltiplo Uso) fica na Rodovia MS-178, Km 2; Cine Bonito – Centro de Múltiplo Uso (CMU): Av. Paulo VI, 50 – BNH (Vila Recreio, Jardim
Andreia) e a Câmara Municipal de Bonito fica localizada na Rua Nelson Felício dos Santos, 1000.