Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

De ‘Silvio & Sidney a Tradição’, radialista busca 100 encartes de CDs de duplas e grupos antigos de MS

Acervo oferece uma verdadeira viagem no tempo, desde os anos 1950 até os dias atuais
Graziela Rezende -

Do disco de vinil ao CD, a tecnologia musical engoliu os antigos formatos e hoje o modo de escutar canções é totalmente diferente. No entanto, quem busca preservar a memória fonográfica de , quer mesmo é mostrar a vasta quantidade de duplas e grupos musicais que já existiram no Estado, usando as redes sociais para convocar as pessoas a ajudaram a achar antigos encartes.

O projeto é idealizado pelo professor, radialista e pesquisador Idemar Luiz Sprandel, de 61 anos. Em uma das recentes postagens, nas redes sociais, ele diz: “Procura-se o CD do Tradição – Bendito Seja – com encarte completo (capa, miolo do encarte, rosto do CD, inside e contra-capa)”.

(Redes Sociais/Reprodução)

“Este é um projeto inédito no Brasil e que busca preservar e promover a rica história musical sul-mato-grossense, com mais de 10 mil músicas digitalizadas. O acervo oferece uma verdadeira no tempo, desde os anos 1950 até os dias atuais”, afirmou ao MidiaMAIS o pesquisador.

Conforme Sprandel, o público também poderá assistir vídeos no YouTube, em que conhecerão detalhes da identidade cultural sul-mato-grossense.

“Ao preservar o patrimônio cultural, o projeto enriquece a compreensão da música brasileira, fortalece os laços entre as gerações e promove um maior entendimento da história e diversidade cultural da região”, argumentou.

(Redes Sociais/Reprodução)

O radialista ainda ressalta que o material é também para “futuros admiradores” da nossa arte musical, valorizando ainda o trabalho de técnicos de produção, músicos, compositores e, claro, o próprio artista.

“Quero contar a trajetória musical dos nossos artistas e todas as suas vertentes. E preservar, uma vez que essas mídias irão se perder ou deteriorar. Estamos atrás de muitas obras. A dificuldade é que essas mídias são físicas e hoje tornamos tudo digital, então, achá-las é um desafio e, ao mesmo tempo, um prazer quando alguém nos envia o material”, comentou.

Ao todo, o pesquisador está em busca de cerca de 100 obras, inclusive, de uma obra gravada por uma rádio de . “Estamos trabalhando com permuta digital, então, quem tiver estes CDs e nos enviar, também enviamos de volta a obra formatada e colocamos os créditos na playlist, dando a opção da pessoa escolher algo dos nossos acervos, isso se ela não quiser receber de volta o material digitalizado da mesma obra que enviou”, finalizou.

(Redes Sociais/Reprodução)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vander iof

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Nelson Cintra (Henrique Arakaki

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidade em transporte escolar

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Praça do Rádio ganhará mural colorido em comemoração ao aniversário de Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Após chegar na costeira, o Tufão Whipa enfraqueceu e se tornou uma tempestade severa

Emprego e Concurso

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de concurso com salário até R$ 41,8 mil

Inscrições começam nesta quarta-feira (23)

Sem Categoria

Corumbá terá Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado

A ação será realizada em sete unidades da ESF, além de um drive-thru do ginásio poliesportivo

Transparência

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

Moradores afirmam que não foram ouvidos e pedem serviço para beneficiar região