De ‘Silvio & Sidney a Tradição’, radialista busca 100 encartes de CDs de duplas e grupos antigos de MS
Acervo oferece uma verdadeira viagem no tempo, desde os anos 1950 até os dias atuais
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Do disco de vinil ao CD, a tecnologia musical engoliu os antigos formatos e hoje o modo de escutar canções é totalmente diferente. No entanto, quem busca preservar a memória fonográfica de Mato Grosso do Sul, quer mesmo é mostrar a vasta quantidade de duplas e grupos musicais que já existiram no Estado, usando as redes sociais para convocar as pessoas a ajudaram a achar antigos encartes.
O projeto é idealizado pelo professor, radialista e pesquisador Idemar Luiz Sprandel, de 61 anos. Em uma das recentes postagens, nas redes sociais, ele diz: “Procura-se o CD do Tradição – Bendito Seja – com encarte completo (capa, miolo do encarte, rosto do CD, inside e contra-capa)”.
“Este é um projeto inédito no Brasil e que busca preservar e promover a rica história musical sul-mato-grossense, com mais de 10 mil músicas digitalizadas. O acervo oferece uma verdadeira viagem no tempo, desde os anos 1950 até os dias atuais”, afirmou ao MidiaMAIS o pesquisador.
Conforme Sprandel, o público também poderá assistir vídeos no YouTube, em que conhecerão detalhes da identidade cultural sul-mato-grossense.
“Ao preservar o patrimônio cultural, o projeto enriquece a compreensão da música brasileira, fortalece os laços entre as gerações e promove um maior entendimento da história e diversidade cultural da região”, argumentou.
O radialista ainda ressalta que o material é também para “futuros admiradores” da nossa arte musical, valorizando ainda o trabalho de técnicos de produção, músicos, compositores e, claro, o próprio artista.
“Quero contar a trajetória musical dos nossos artistas e todas as suas vertentes. E preservar, uma vez que essas mídias irão se perder ou deteriorar. Estamos atrás de muitas obras. A dificuldade é que essas mídias são físicas e hoje tornamos tudo digital, então, achá-las é um desafio e, ao mesmo tempo, um prazer quando alguém nos envia o material”, comentou.
Ao todo, o pesquisador está em busca de cerca de 100 obras, inclusive, de uma obra gravada por uma rádio de Campo Grande. “Estamos trabalhando com permuta digital, então, quem tiver estes CDs e nos enviar, também enviamos de volta a obra formatada e colocamos os créditos na playlist, dando a opção da pessoa escolher algo dos nossos acervos, isso se ela não quiser receber de volta o material digitalizado da mesma obra que enviou”, finalizou.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Prefeitura de Bela Vista recebe recomendação para anular doação de R$ 400 mil para igreja
Recomendação é do Ministério Público, publicada nesta sexta-feira (22)
Homem é preso após ser flagrado fazendo malabarismo com facões em Aquidauana
Homem foi preso por porte de arma branca (facões e soco inglês) e por portar drogas para consumo pessoal
Mãe de Gugu Liberato expõe detalhe inédito sobre morte do filho: “Adivinhou”
Mãe do apresentador Gugu Liberato, dona Maria do Céu deu novos detalhes sobre o último encontro com o filho. De acordo com ela, o comunicador teria tido uma ‘premonição’ de sua morte. A revelação aconteceu no documentário Gugu – Simples Assim, do PlayPlus. Em suma, ele teria passado horas conversando com a mãe na última…
Campo Grande cai do topo e é a segunda capital do país com menor taxa de desocupação
Mato Grosso do Sul se manteve com a 4º menor taxa de desocupação do país.
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.