Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Curso de documentário exibe curtas-metragens sobre Campo Grande produzidos por estudantes

Ao todo, foram 60h de formação. Evento é gratuito e aberto ao público nesta sexta-feira (6)
Graziela Rezende -
(Madu Livramento/Arquivo Pessoal)

O III Curso de Documentário “ em Imagens e Sons” será encerrado nesta sexta-feira (6), às 19h, no Teatro do Mundo. Ao todo, foram 60h de formação, as quais iniciaram no último dia 29 de julho, e finalizam agora, com a exibição de curtas-metragens. O evento é gratuito e aberto ao público.

“Depois das aulas teóricas, conseguimos orientar a produção de três filmes com temas que foram apresentados e escolhidos pelos alunos, tendo como direcionamento a cidade de Campo Grande, e foi realmente um importante processo de aprendizagem para todos nós, pois essa foi uma turma bem diversa”, disse o produtor executivo Carlos Diehl.

As aulas foram ministradas pela cineasta Marineti Pinheiro e por Carlos, com produção de Ana Rita Dornelles, com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da prefeitura municipal. Sendo assim, a primeira edição ocorreu no ano de 2027 e a segunda, em 2021, com a proposta de ensinar Cinema Documentário na prática, filmando.

(Léa Somatri/Arquivo Pessoal)

“Esse processo de compartilhar conhecimento é muito gratificante, a cada novo curso nós ministrantes aprendemos muito, criamos conexões, e sentimos uma evolução que não se limita à narrativa e à técnica, aprendemos mais como pessoas e como cidadãos campo-grandenses, por isso, convidamos a todos para prestigiarem e verem um pouco da cidade morena na tela”, argumentou Marineti.

Ao comentar sobre o assunto, Ana Rita, proponente do projeto no certame público, argumentou sobre a felicidade de entregar os certificados e “colaborar na difusão de novas histórias sobre Campo Grande”.

Vamos brincar?

Ao longo de 10 minutos, o documentário vai mostrar que a falta de tempo e de espaços adequados tornam as brincadeiras, cada vez mais, distantes da realidade de inúmeras crianças em Campo Grande. Mas, afinal, o que é preciso para fazer as crianças voltarem a brincar?

A direção é Thathy Dmeo e Ramona Rodrigues, com pesquisa e roteiro de Éser Cáceres, Ramona Rodrigues e Thathy DMeo. A produção executiva é de Ramona Rodrigues, Madu Livramento e Thathy Dmeo, com montagem e direção de Fotografia de Madu Livramento.

As imagens são de Madu Livramento, Thathy Dmeo, Angela Finger, Éser Cáceres, Eduardo Medeiros e Carlos Diehl Som Direto. Edição de som: B Negão e Carlos Diehl. Assistente de Produção: Angela Finger, Éser Cáceres e B Negão. Finalização: Carlos Diehl Aos que Virão (10 minutos, livre, 2024).

(Fernando Averaldo/Arquivo Pessoal)

Na programação, os documentários ‘No coração da 14’, de Léa Somatri, e ‘Aos que Virão’, de Fernando Averaldo, também estarão sendo lançados. Enquanto um impacto da urbanização sobre o Complexo dos Parques fala sobre a tensão entre desenvolvimento imobiliário e preservação ambiental, com o impacto da urbanização no Parque dos Poderes, o outro revisita a história da Rua 14 de Julho, em Campo Grande, destacando sua importância desde a criação até a revitalização atual, onde jovens retomam e ressignificam o espaço urbano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

8 de janeiro: STF condena cabeleireira que pichou estátua a 14 anos de prisão

Morador teme queda de postes depois de rio se formar no meio da rua no Jardim Noroeste

Hilux ocupada por quatro pessoas capota na ‘Curva da Morte’ na BR-060

MPT-MS investiga pesqueiro em que caseiro foi morto por onça

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Polícia Federal abre concurso com oito vagas para MS e 192 em todo o Brasil

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Empresa de celulose anuncia seis processos seletivos em Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

Vagas abertas são nas áreas de Mecânica, Logística e Manutenção Florestal

MidiaMAIS

“Barulho dos ossos quebrando”, lembra pescador de MS que sobreviveu a ataque de onça

Situação foi relembrada por pescador após a morte de Jorge Ávalo, que foi atacado por onça nesta semana

Publieditorial

Banco Master registra lucro recorde e amplia oportunidades em todo Brasil

Sob comando de Daniel Vorcaro, instituição financeira dobra resultados e projeta crescimento nacional

Trânsito

Tráfego na BR-267 em Jardim é normalizado com exceção de ‘pare e siga’ no km 556

Após dias de interdição total e parcial devido aos estragos causados pelas fortes chuvas da última semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que a rodovia está liberada