Curso de documentário exibe curtas-metragens sobre Campo Grande produzidos por estudantes
Ao todo, foram 60h de formação. Evento é gratuito e aberto ao público nesta sexta-feira (6)
Graziela Rezende –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O III Curso de Documentário “Campo Grande em Imagens e Sons” será encerrado nesta sexta-feira (6), às 19h, no Teatro do Mundo. Ao todo, foram 60h de formação, as quais iniciaram no último dia 29 de julho, e finalizam agora, com a exibição de curtas-metragens. O evento é gratuito e aberto ao público.
“Depois das aulas teóricas, conseguimos orientar a produção de três filmes com temas que foram apresentados e escolhidos pelos alunos, tendo como direcionamento a cidade de Campo Grande, e foi realmente um importante processo de aprendizagem para todos nós, pois essa foi uma turma bem diversa”, disse o produtor executivo Carlos Diehl.
As aulas foram ministradas pela cineasta Marineti Pinheiro e por Carlos, com produção de Ana Rita Dornelles, com recursos da Lei Paulo Gustavo, através da prefeitura municipal. Sendo assim, a primeira edição ocorreu no ano de 2027 e a segunda, em 2021, com a proposta de ensinar Cinema Documentário na prática, filmando.
“Esse processo de compartilhar conhecimento é muito gratificante, a cada novo curso nós ministrantes aprendemos muito, criamos conexões, e sentimos uma evolução que não se limita à narrativa e à técnica, aprendemos mais como pessoas e como cidadãos campo-grandenses, por isso, convidamos a todos para prestigiarem e verem um pouco da cidade morena na tela”, argumentou Marineti.
Ao comentar sobre o assunto, Ana Rita, proponente do projeto no certame público, argumentou sobre a felicidade de entregar os certificados e “colaborar na difusão de novas histórias sobre Campo Grande”.
Vamos brincar?
Ao longo de 10 minutos, o documentário vai mostrar que a falta de tempo e de espaços adequados tornam as brincadeiras, cada vez mais, distantes da realidade de inúmeras crianças em Campo Grande. Mas, afinal, o que é preciso para fazer as crianças voltarem a brincar?
A direção é Thathy Dmeo e Ramona Rodrigues, com pesquisa e roteiro de Éser Cáceres, Ramona Rodrigues e Thathy DMeo. A produção executiva é de Ramona Rodrigues, Madu Livramento e Thathy Dmeo, com montagem e direção de Fotografia de Madu Livramento.
As imagens são de Madu Livramento, Thathy Dmeo, Angela Finger, Éser Cáceres, Eduardo Medeiros e Carlos Diehl Som Direto. Edição de som: B Negão e Carlos Diehl. Assistente de Produção: Angela Finger, Éser Cáceres e B Negão. Finalização: Carlos Diehl Aos que Virão (10 minutos, livre, 2024).
Na programação, os documentários ‘No coração da 14’, de Léa Somatri, e ‘Aos que Virão’, de Fernando Averaldo, também estarão sendo lançados. Enquanto um impacto da urbanização sobre o Complexo dos Parques fala sobre a tensão entre desenvolvimento imobiliário e preservação ambiental, com o impacto da urbanização no Parque dos Poderes, o outro revisita a história da Rua 14 de Julho, em Campo Grande, destacando sua importância desde a criação até a revitalização atual, onde jovens retomam e ressignificam o espaço urbano.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.