Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Comunidade faz missa para matriarca Tia Eva, 98 anos após sua morte em Campo Grande

Evento ocorre a partir das 19h
Graziela Rezende -

A Comunidade Quilombola Tia Eva, com pouco mais de 400 moradores, em , realiza nesta segunda-feira (11) uma celebração religiosa em memória de Eva Maria de Jesus, 98 anos após a sua morte.

A matriarca, mais conhecida como Tia Eva, foi uma mulher negra, ex-escravizada e alforriada em 1887. Nascida em Mineiros, em , veio para o antigo estado do Mato Grosso e fundou a Comunidade Quilombola São Benedito, localizada em Campo Grande, no ano de 1905.

O evento ocorre a partir das 19h, na Rua Eva Maria de Jesus, número 273.

Como tudo começou?

Uma promessa feita a São Benedito e o desejo de ser feliz com suas três filhas foram o bastante para que Tia Eva partisse rumo ao seu destino. Ao chegar, com as filhas Lázara, Sebastiana e Joana, comprou um terreno com 85 mil réis, local onde mais tarde deixaria seu legado.

Em 1912, Tia Eva construiu a primeira igrejinha da comunidade, em agradecimento a São Benedito, por curar a sua perna de uma ferida, assim que chegou ao antigo estado de Mato Grosso. Mais tarde, em 1919, a igreja foi reconstruída em alvenaria, e houve a primeira Festa de São Benedito no local. Desde então, a comemoração acontece anualmente.

Parteira, cozinheira, curandeira e benzedeira, Tia Eva se tornou uma referência na comunidade. Nestes oito hectares de terra, ela construiu toda a sua vida e seu legado, que hoje deixa para os seus descendentes.

Igreja tombada em Campo Grande

No dia 5 de maio de 1998, a Igrejinha de São Benedito recebeu o definitivo tombamento como parte do Patrimônio Histórico de , pelo governo do Estado. A construção é conhecida como a segunda igreja mais antiga da cidade.

Como não existe nenhum registro fotográfico de Eva Maria de Jesus, o busto que hoje fica na frente da igreja, em sua , ganhou inspiração no rosto de uma de suas filhas, que diziam ser muito parecida com ela.

Seu falecimento ocorreu em 1926. Assim, Tia Eva foi enterrada em frente à igrejinha, onde outros membros da família também foram. Contudo, passados 46 anos de sua morte, um de seus bisnetos transferiu seus restos mortais para um túmulo construído dentro da igreja.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro supera Inter para assumir vice-liderança do BR feminino

Jovem fica em estado grave ao ser esfaqueado durante briga por dívida

Corinthians demite o técnico argentino Ramón Díaz

Foragido é preso por descumprir semiaberto e romper tornozeleira

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

CMN amplia uso de fundos de investimento em financiamento sustentável

Últimas Notícias

Esportes

Remo ‘fura’ a retranca do Botafogo-SP e arranca o empate no fim pela Série B

Série B do Campeonato Brasileiro

Polícia

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

Agora responderá no regime aberto, com a continuação do uso de tornozeleira eletrônica

Esportes

CRB vence Volta Redonda e é o único clube com 100% de aproveitamento na Série B

CRB venceu o Volta Redonda no estádio Rei Pelé

Polícia

Morto em confronto no Jardim Monumento carregava sacola com crack e portava arma, afirma GCM

Caso aconteceu no Jardim Monumento, nesta quinta