Fêmea monitorada pela organização não governamental Onçafari no de Mato Grosso do Sul, Aroeira é uma peculiar. De acordo com a ONG que pesquisa e cuida desses felinos na natureza, além de ter um “rosto único”, Aroeira se destaca por algumas características marcantes e é uma das onças que mais gostam de acasalar na região.

A felina namoradeira nasceu em 2020 e é monitorada desde que saiu da barriga de sua mãe, Manduvi. Após três anos e já crescidinha, Aroeira deu cria em 2023 e se tornou mãe de uma oncinha batizada de Ramona.

Mas, antes de ganhar sua filha, ela “aproveitou” bem a adolescência. Não à toa é conhecida como uma das mais namoradeiras do Pantanal. Quem a classifica com esse título é o próprio Onçafari, devido aos vários avistamentos de Aroeira copulando com machos na região.

“Já conseguimos avistá-la acasalando com os machos Teddy, Mango, Acerola, Aladim, Suki e Timburé”, conta a ONG.

Repare nas características marcantes da onça Aroeira - (Fotos: Marcos Ávila e Lucas Morgado)
Repare nas características marcantes de Aroeira – (Fotos: Marcos Ávila e Lucas Morgado)

Herança de nome de árvore, rosto único e reservada: saiba mais sobre a onça Aroeira

Apesar de gostar muito de acasalar, acredite, Aroeira é uma onça “mais arisca e reservada”. Além disso, detesta compartilhar refeições. O que é dela, é dela. “Ela costuma ficar dentro da mata e não gosta de dividir carcaças. É uma onça de grande porte em comparação a outras fêmeas”, relata a Onçafari.

E Aroeira é tão singular que as curiosidades sobre suas peculiaridades não param por aí. “Ela tem um rosto muito único, com olhos mais puxadinhos, uma característica marcante que facilita reconhecê-la”, detalha a ONG.

Por último, mas não menos importante, seu nome e de grande parte da família foram inspirados em árvores. Ela é irmã da Amburana, Bocaiúva, Acuri e Carandá. No entanto, sua filha, Ramona, veio aí para quebrar a “tradição”.

Será que vai seguir quebrando paradigmas na natureza como a mãe? Veja mais da beleza de Aroeira:

Aroeira exibindo sua beleza no pantanal sul-mato-grossense - (Foto: Lucas Morgado) onça
Aroeira exibindo sua beleza no pantanal sul-mato-grossense – (Foto: Lucas Morgado)

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.