Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Com arte, teatro, música e gastronomia, 1ª edição da Feira Borogodó acontece no Santa Fé

A Feira Borogodó reúne mais de 250 expositores de diversos segmentos em Campo Grande
Lethycia Anjos, Monique Faria -
Feira Borogodó
1° edição da Feira Borogodó (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Nos últimos anos, as feiras culturais têm se tornado um importante meio de ocupação dos espaços públicos da cidade. A cada fim de semana, centenas de expositores enchem as praças e parques, levando arte e cultura aos campo-grandenses. Neste domingo (2), foi a vez da Feira Borogodó, que promoveu sua no bairro Santa Fé, na região central da Capital.

Feira Borogodó
Felipe Monteiro, organizador da feira (Ana Laura Menegat, Midiamax)

O produtor cultural e organizador da feira, Felipe Monteiro, de 33 anos, destaca que a ideia surgiu com o intuito de ocupar espaços públicos e regiões pouco utilizadas em .

“Queríamos fazer algo diferente, algo realmente agradável. Por isso, percorremos várias praças da cidade. Quando chegamos aqui, bateu a paixão à primeira vista e decidimos ocupar este local e criar a identidade da Feira Borogodó”.

Mais de 250 expositores

Felipe explica que, antes de inaugurar a feira, os organizadores conversaram com o poder público e com a vizinhança para avaliar a viabilidade do projeto. Assim, começaram a trabalhar a ideia da identidade Borogodó.

“Hoje, temos cerca de 250 expositores aqui, mas nossa expectativa é de um movimento de 2.500 a 3.000 pessoas, especialmente porque teremos shows do grupo Sampri, teatro e cortejo com o Imaginário Maracangalha, Palhaça Mixirica para as crianças, Vozmecê e Gio Resquin, algo bem no estilo Borogodó”, diz.

Feira Borogodó
Jenny Benitez, organizadora (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Para a também organizadora, Jenny Benitez, de 34 anos, as feiras ao ar livre são um meio de democratizar o acesso ao lazer e à cultura em Campo Grande.

“Temos o objetivo de ocupar esses locais públicos, fazer com que as pessoas tenham acesso à cultura, independentemente da classe social ou de onde vêm. Por isso, fizemos este movimento para que todos tenham acesso ao lazer, especialmente em áreas ao ar livre, que, além de tudo, faz bem à saúde”, ressalta.

Oportunidade de renda aos empreendedores individuais

Feira Borogodó
Velas da Perfumare Velas (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Há um ano e meio, Jorgiane Lopes, de 40 anos, participa de feiras culturais, onde vende perfumes de produção própria na Perfumare Velas. Pela primeira vez na Feira Borogodó, a artesã destaca que as expectativas estão altas devido à ampla divulgação feita pelos organizadores.

“Vejo as feiras como uma opção de lazer para os consumidores e, para nós, trabalhadores individuais, trazem a oportunidade de obter uma renda. Sempre trago novidades, um produto novo, um cheiro novo, e os clientes têm gostado bastante”, afirma.

Feira Borogodó
Loja Marbela Acessórios (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Proprietária da loja Marbela Acessórios, Maria Letícia, de 30 anos, produz laços e amigurumis, técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. Além da Feira Borogodó, a artesã participa de outras feiras pela cidade, como a do Bosque da Paz e a da Bolívia e percebe que as feiras têm atraído cada vez mais frequentadores.

“A feira está localizada em um ótimo bairro, bem centralizado, por isso creio que tem potencial de se tornar tradicional, assim como a feira da Bolívia. O espaço comporta toda a família, tem parquinhos para as crianças e minhas expectativas estão boas”, diz.

Comida para todos os gostos

Joyce Lucas, Panne Vegan (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Com o intuito de atender todos os públicos, a 1ª edição da Feira Borogodó não deixou de lado o público vegano, que tem crescido cada vez mais em Campo Grande. A nutricionista e proprietária da Panne Vegan, Joyce Lucas, comercializa doces de encher os olhos e mostra que é possível comer sem crueldade animal.

“Participo de feiras há dois anos e acho maravilhoso. Recebemos tanto pessoas veganas quanto não veganas, aqui na Panne. A organização nos deu todo o suporte, foram super solícitos. Além disso, as atrações estão muito legais, por isso acredito que a adesão será grande.”

Feira Borogodó
Doces da Panne Vegan (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Como participar?

Interessados em expor na feira devem se inscrever por meio do link disponibilizado no Instagram. Contudo, as inscrições estão temporariamente fechadas devido à capacidade física da praça.

“As inscrições estão encerradas, mas posteriormente iremos analisar novos inscritos para incluir mais pessoas nas próximas edições, pois há rotatividade. Como depende da estrutura local, temos que analisar cada expositor para ver se conseguimos atender à demanda sem prejudicar a praça”, explica.

A Feira Borogodó ocorrerá todo primeiro domingo do mês, na praça localizada na Rua das Garças, bairro Santa Fé, em Campo Grande. Neste domingo (2), a feira segue até às 15h.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada