Cobra engolindo cobra? Sucuri Gaby estaria enciumada com a chegada de Rachel a Bioparque

Sentindo-se ameaçada? Sucuri Gaby mudou completamente o comportamento desde que Rachel começou a receber visitas no Bioparque Pantanal

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
cobra sucuri rachel bioparque
Amigas…. ou rivais? Sucuri à esquerda e jiboia Rachel à direita – (Fotos: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

A sucuri-verde Gaby Amarantos não é mais a única cobra do plantel do Bioparque Pantanal e parece que não gostou nada de perder a exclusividade. É que, desde a última terça-feira (5), o complexo passou a expor um novo recinto com uma nova serpente: a jiboia Rachel Carson. Desde então, a majestosa sucuri mudou radicalmente seu comportamento, fato que tem gerado burburinhos no grande aquário dos Altos da Avenida Afonso Pena em Campo Grande (MS).

Sabe aquele ditado “é cobra engolindo cobra”? Pois bem, ao que parece, no Bioparque Pantanal há um cenário tenso, silencioso e velado entre as duas serpentes. E tudo começou quando Rachel recebeu a primeira visita, antes mesmo da inauguração de seu tanque. Naquela manhã do dia 1º de março, quando o recinto da jiboia ainda era coberto por tapumes e ninguém sabia qual animal vivia no tanque secreto, Gaby resolveu dar o ar da graça, surpreendendo a todos.

“A Gaby acho que está enciumada… resolveu aparecer hoje só porque a Rachel ia receber visita. Ê Gaby, deve estar com medo de perder o glamour dela” é um dos comentários nos bastidores que brincam com a situação.

Jiboia Rachel e sucuri Gaby neste fim de semana. Bioparque frisa que "anaconda" "resolveu aparecer" - (Fotos: Bioparque Pantanal) cobra
Jiboia Rachel e sucuri Gaby neste fim de semana. Bioparque frisa que “anaconda” “resolveu aparecer” – (Fotos: Bioparque Pantanal)

Só que aquela foi apenas a primeira de várias outras vezes que a sucuri-verde decidiu ficar mais perto do público nos últimos dias. Com a inauguração do recinto de Rachel, a anaconda parece estar querendo “marcar território” e fez mais aparições na semana, comentam no local. “Medo de ficar ofuscada”, brincam internamente no Bioparque.

Ameaçada? Sucuri é “outra pessoa” desde que Rachel começou a aparecer

Mas, apesar das brincadeiras, a mudança do comportamento da sucuri tem realmente impressionado os profissionais que a acompanham, já que, em dois anos exposta no complexo, ela sempre se mostrou introspectiva e optou por ficar escondidinha, fazendo raríssimas interações com os visitantes. No entanto, coincidentemente ou não, a postura da sucuri mudou justamente após a chegada da jiboia Rachel a um dos corredores de exibição.

Do dia em que a jiboia foi vista por pessoas de fora pela primeira vez, até o último sábado (9), a sucuri fez consecutivas aparições como nunca antes, atitude que endossa a teoria da rivalidade criada por seres humanos que observam esses animais.

Tanque da sucuri Gaby - (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax) cobra bioparque
Tanque da sucuri Gaby – (Foto: Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Vale lembrar que os tanques de Rachel e Gaby ficam bem distantes um do outro. Elas são cobras de espécies e hábitos totalmente diferentes e contam cada uma com um recinto exclusivo. Enquanto Gaby fica no meio do circuito de aquários, Rachel ganhou uma caixa de vidro em uma das entradas do Bioparque, abaixo das escadas.

Ou seja, por ora, elas ainda nem ficaram cara a cara. Mas paira no ar uma sensação de que a sucuri, figura já antiga no local e considerada a Rainha do Bioparque, estaria enciumada com a chegada da jiboia. Isso seria possível? As as duas nem se viram pessoalmente, mas, a metros de distância, pode uma cobra perceber a presença da outra e logo mudar seu comportamento por sentir-se ameaçada?

Recinto de Rachel - (Fotos: Bioparque Pantanal) cobra
Recinto de Rachel – (Fotos: Bioparque Pantanal)

Cobras são amigas… ou rivais?

No último sábado (9), dia que costuma ser o mais movimentado da semana no complexo, Gaby voltou a ficar próxima do vidro de seu recinto e fez alegria dos visitantes. Na mesma manhã, a jiboia Rachel também atraiu olhares curiosos e interessados, já que é a grande novidade deste início de ano no local. Cada cobra no seu canto.

Ainda assim, uma suposta rivalidade entre as répteis estimulada e criada no imaginário dos seres humanos deixa o ambiente com uma tensão digna de desenho animado ou filme de ficção científica. É por conta disso que muitos se perguntam: seriam estas duas cobras amigas… ou rivais?

O tempo dirá.

Relembra a história de cada uma das cobras:

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

Pães da Lidi