Uma onça-preta foi avistada durante percurso de trabalhadores de um empresa em Sonora, a 361 km de Campo Grande. O registro rápido, de 19 segundos, mostra o felino ao lado de outra onça-pintada, no momento em que atravessam a estrada e entram no mato.

A onça-preta é uma raridade, tanto pela condição melânica como por ser muito difícil ser avistada. No Pantanal sul-mato-grossense, por exemplo, não há registros do animal, segundo especialistas.

Apesar da semelhança com o leopardo, a onça-pintada é evolutivamente mais próxima do leão. Além disso, está fortemente associada à presença de água e é notável como um felino que gosta de nadar.

“Achei muito bacana este vídeo, de indivíduos da mesma espécie, porém, com o fenômeno de melanismo. É uma mutação genética que acontece e a melanina se apresenta em maior quantidade. No sol é possível ainda ver as rosetas, como da onça-pintada, na amarela, normal, sem a mutação”, explicou ao Jornal Midiamax o biólogo Luiz Mendes.

E estudos aprovam que realmente o fenômeno é raro. “Apenas de 9% a 10% das onças-pintadas são melânicas, então, é um encontro raro. Muito bacana ver esse bicho na natureza”, finalizou Mendes.

Leia também:

Corredor cinza no Pantanal faz onças deixarem de ser raridade em avistamento de turistas em MS

Confira aqui o momento do avistamento: