Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Celebrando 73 anos, Museu das Culturas Dom Bosco oferece visita guiada gratuita

Visitação guiada ocorre às 14h e 16h, no sábado (26)
Monique Faria -
Museu de Culturas Dom Bosco. (Ana Laura Menegat, Midiamax)

Comemorando 73 anos anos no próximo domingo (27), o de Culturas Dom Bosco oferece uma visitação guiada com entrada gratuita, neste sábado (26). O museu ficará aberto para visitação das 14h às 18h, contudo as visitações guiadas ocorrem em dois horários, às 14h e às 16h.

O Museu Dom Bosco possui um rico acervo de História Natural com as coleções de: memoria do museu, arqueologia (pré-história), etnologia (povos Indígenas), entomologia (insetos), malacologia (conchas) e zoologia (peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos) e, ainda, coleções de fósseis e de minerais.

O museu foi inaugurado em 27 de outubro de 1951. Contudo, o antigo endereço ficava em frente à Praça do Rádio. Atualmente, está localizado no Parque das Nações Indígenas.

Coleção de Invertebrados e Taxidermia

A coleção mais antiga trata da evolução da vida, com uma imensa coleção de invertebrados, fósseis e taxidermia. A exposição conta com itens raros que ensinam a evolução da vida, como pedaços de animais fossilizados, rochas e minerais, e até animais empalhados – muitos deles que correm risco de extinção.

Mas a coleção mais famosa do museu é a de taxidermia, que chama atenção do público por trazer os animais empalhados de forma realista – para muitos, a única forma de ter contato com eles, por serem animais silvestres e de difícil contato com humanos.

O responsável pelo trabalho – que impressiona e até assusta os visitantes, como o caso da onça-pintada em posição de ataque – foi o taxidermista Giovani Magrin, italiano residente em Franca (SP).

“Aqui a gente selecionou animais da fauna silvestre. Temos animais empalhados aqui que entram até na lista vermelha de extinção, estão ameaçados. Está cada vez mais difícil ver uma águia harpia, por exemplo. Ou mesmo o gato morisco, que é um felino pouco conhecido. Tatu-canastra também, que não é um animal muito fácil de se ver”, explica o diretor do museu, Dirceu Maurício Van Lonkhuijzen.

Maravilhas indígenas

Na segunda exposição, o museu conta a história de povos indígenas, através de vestimentas, instrumentos musicais e objetos de uso cotidiano. Além disso, uma área é dedicada à arqueologia de .

Segundo Dirceu, a arqueologia do Estado é pouco explorada nos livros didáticos. Portanto, o museu cumpre esse papel de oferecer um conhecimento mais completo para a população. “Pouco se conhece da arqueologia do e a gente tem uma arqueologia sul-mato-grossense muito rica, mas está onde? Se não está nos museus, nos livros didáticos pouco aparecem”, explica o diretor.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jogo

Game desenvolvido em MS usa realidade virtual para combater a dengue

Mulher que cometeu latrocínio contra idoso em Porto Murtinho vai continuar presa

Com 426 ações de extensão, relatório diz que UFGD contribui para avanços estratégicos da região

ministro corumbá

Ministro Wellington Dias chega a Corumbá para agenda nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Após prévias, George Clooney estreia sua peça na Broadway com apoio de estrelas

Últimas Notícias

Cotidiano

Despejados de prédio no São Jorge da Lagoa se mobilizam na sede da Emha por moradia

Moradores foram orientados a se inscreverem no programa de auxílio moradia

Sem Categoria

Van Damme é acusado de ter relações sexuais com romenas vítimas de tráfico humano

As investigações de envolvimento de Jean-Claude Van Damme em um caso internacional de tráfico humano e sexual apontaram que o ator tinha conhecimento das condições das vítimas. O ator está sendo investigado por, supostamente, ter recebido “de presente” cinco mulheres romenas que teriam sido traficadas. O “encontro” sexual entre o astro belga e as mulheres … Continued

Famosos

Morre o ex-tenista Ivan Kley, pai do cantor Vitor Kley, aos 66 anos

Pai do cantor Vitor Kley, Ivan Kley morreu na última quinta-feira (03), em Itajaí, Santa Catarina; ele deixa a esposa e dois filhos

Esportes

Daniel Alves recupera passaportes e pode retornar ao Brasil após ser absolvido pela Justiça

Daniel Alves passou dois anos na Espanha, sendo parte desse período na prisão