Casinha inspiradora fez Vanda relembrar dos avós na hora e expressar amor em aulas de corte e costura

Designer de moda decidiu empreender e encontrou casinha cheia de memórias, escolhendo o espaço para atuar com costura criativa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
(Vanda Sol/Arquivo Pessoal)

Há seis anos, a busca por um imóvel de aluguel transformaria a vida da designer de moda e costureira Vanda Sol, de 54 anos. Após anos lecionando em uma grande empresa, buscou novo endereço para seu ateliê, o qual já funcionava no contraturno. Assim, saiu do emprego formal e decidiu empreender, encontrando na ‘casinha’, na região central de Campo Grande, um lar que a inundou de amor e assim expressa este sentimento dando aulas de corte e costura e selecionando peças de um brechó que funciona no mesmo local.

“Eu já tinha um ateliê em que dava aulas de corte e costura, mas, a minha atividade principal era no Senac/Senai. Foi assim até 2018, quando eu decidi procurar uma casa maior e mais bonita, para dar segmento aos meus planos de negócios, incluindo um brechó que sempre gostei muito. E daí a Dani Rodrigues, que é consultora de negócios do Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas], me ajudou muito a movimentar aqui”, relembrou Vanda.

(Vanda Sol/Arquivo Pessoal)

Neste negócio colaborativo, Vanda ressalta que a customização de roupas a fez atender algumas marcas e também aumentar a quantidade de alunos, os quais aprendem – como antigamente – a costurar.

“Essa casa linda é um espaço que a gente busca fortalecer a moda criativa. E eu lembro que foi amor à primeira vista. Lembrou a casa dos meus avós, em Aquidauana, foi uma lembrança da infância que comoveu o meu coração, então, estou sempre aprendendo e ensinando aqui”, argumentou.

(Vanda Sol/Arquivo Pessoal)

Antiga dona do imóvel também era costureira

Recentemente, ao descobrir que a antiga dona também era costureira, Vanda diz que ficou emocionada. “Foi muito legal descobrir isto e acho que tem tudo a ver com essa energia de criatividade, de amor, algo que buscamos no dia a dia, um ambiente agradável e acolhedor”, disse.

A Vânia Arruda, de 44 anos, também trabalha com moda no local. “Gosto de costura desde a adolescência e acho que minhas maiores influências são a minha mãe, que costura desde os 13 anos de idade, então, passei minha infância e adolescência a acompanhando. O meu pai, na juventude, também foi alfaiate, um dos primeiros empregos que ele teve. Ou seja, estou cercada por este mundo desde pequena, só que estava na área da saúde, porém, no ano passado, recebi uma proposta da Vanda e vim para este espaço maravilhoso de moda”, relembrou.

Em seguida, a parceria ganhou novas integrantes: Ângela e a Mel, que cuidam do brechó. “Conheço a Vanda desde 2015 e aperfeiçoei alguns métodos com ela. Agora estamos com o colaborativo das costureiras e está dando muito certo e a gente até terceiriza serviços com algumas parceiras. E a gente trata aqui como a nossa segunda casa, passamos muito tempo aqui, então, fazemos os nossos happy hours, encontros, mantendo a família unida e cheia de alegria”, opinou.

(Vanda Sol/Arquivo Pessoal)

Conteúdos relacionados