Cartas de família, surpresa e mais: a vida de Neusa mudou aos 64 anos

“Ela nos criou e educou e, mesmo faltando muita coisa, nunca nos faltou a presença, o amor e o apoio dela”, diz filha de dona Neusa ao falar sobre o novo momento na vida da mãe

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
neusa cartas de família 1 (1)
Momento em que Neusa lê as cartas enviadas de surpresa – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Aos 64 anos, Neusa Maria é um exemplo que emociona a família. Este ano, ela aceitou um convite da própria neta para frequentar a Unapi (Universidade aberta à pessoa idosa) na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e comoveu a todos por ter se superado ao tomar a decisão de voltar a estudar.

Por isso, os familiares decidiram preparar para a matriarca uma linda e emocionante festa surpresa na sala de aula em que ela estuda na Unapi, em Campo Grande.

Assim, no dia 17 de outubro, os seis filhos e os netos aproveitaram a data do aniversário de 64 anos da idosa e montaram um café da manhã especial na faculdade sem que ela soubesse.

O resultado? Lágrimas, muita emoção e um incentivo para prosseguir estudando.

Mesa preparada com muito carinho no dia do aniversário surpresa - (Fotos: Arquivo Pessoal)
Mesa preparada com muito carinho no dia do aniversário surpresa – (Fotos: Arquivo Pessoal)

Vida de Neusa mudou

Segundo Angela Regina, uma das filhas de Neusa, todos estão sensibilizados com o novo passo na vida da mãe. “Nossa família ficou muito emocionada e orgulhosa com esta atitude dela de estudar, pois ela sempre foi muito tímida e caseira, uma mulher que dedicou a vida toda aos filhos e, agora, também, aos netos”, diz ela ao Jornal Midiamax.

A filha conta que, quando criança, Neusa morava em uma chácara em Aquidauana, cidade onde nasceu, e isso comprometeu seu aprendizado escolar. “Ela teve pouca oportunidade de estudar, pois a escola ficava a quilômetros de onde ela morava. Casou-se bem cedo e estudou apenas até o terceiro ano do Ensino Fundamental”, relata Angela.

Depois, Neusa nunca mais frequentou o colégio. Até que, este ano, ainda aos 63 anos de idade, recebeu o convite especial da neta que cursa Pedagogia na UFMS. “Vimos a oportunidade dela retornar, participar de algum grupo social, interagir com pessoas da mesma idade… e, em pouco tempo, a autoestima dela melhorou bastante, comenta Angela.

Neusa no primeiro dia de aula na faculdade - (Foto: Arquivo Pessoal)
Neusa no primeiro dia de aula na faculdade – (Foto: Arquivo Pessoal)

Um novo passo e a grande surpresa

Desde que ingressou na Universidade para idosos, Neusa chega em casa toda empolgada contando sobre a aula, sobre a professora que é muito atenciosa com os alunos, sobre o que aprendeu ou relembrou da época em que estudava… e todos se encantam ao vê-la feliz.

Desse modo, a surpresa preparada para o aniversário foi como a cereja do bolo para a nova fase na vida da idosa. “Junto com o café da manhã, enviamos para ela cartinhas e desenhos dos filhos e netos”, conta Angela ao MidiaMAIS.

Em uma das cartas, o neto Pedro Henrique escreveu:

“Hoje é um dia muito especial e eu não poderia deixar de te desejar um feliz aniversário cheio de amor, saúde e alegria! Você é um exemplo de sabedoria e determinação para todos nós. Nos mostra que o estudo ainda é importante para. Tenho orgulho de você pela sua persistência, te amo muito e sou grato por tê-la em minha vida”.

Neusa não se conteve ao ler as cartas - (Foto: Arquivo Pessoal)
Neusa não se conteve ao ler as cartas – (Foto: Arquivo Pessoal)

Os manuscritos, é claro, arrancaram lágrimas da avó, que agora ganhou mais combustível para continuar se dedicando aos estudos.

“Ela já sofreu muito na vida, mas, eu e meus irmãos fazemos de tudo por ela. Ela nos criou e educou e, mesmo nos faltando muita coisa, nunca faltou a presença, o amor e o apoio dela na busca de nossos sonhos”, encerra Angela ao declarar que a mãe merece viver esse momento que tem sido mágico em sua vida.

Carta escrita pelo neto Pedro Henrique - (Foto: Arquivo Pessoal)
Carta escrita pelo neto Pedro Henrique – (Foto: Arquivo Pessoal)

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
InstagramFacebookTikTokYouTubeWhatsAppBluesky X e Threads.

Conteúdos relacionados

calendário