Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Campo Grande terá mostra literária inclusiva de Pessoas com Deficiência no dia 26

Objetivo é promover a expressão artística e literária de pessoas com deficiência, proporcionando um espaço de pertencimento e visibilidade
Graziela Rezende -
(Divulgação)

A Inclui MS – I Mostra Literária de Pessoas com Deficiência chega a Campo Grande no dia 26 de outubro, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, a partir das 7 horas, com uma programação recheada de atividades que destacam a inclusão e diversidade no universo da literatura.

O evento tem como principal objetivo promover a expressão artística e literária de pessoas com deficiência, proporcionando um espaço de pertencimento e visibilidade.

Com rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e exposições, a mostra promete uma imersão completa em uma literatura acessível e inspiradora. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo de Mato Grosso do Sul.

A programação começa logo pela manhã com a abertura oficial, seguida de declamação de poema em Libras. Um dos momentos mais aguardados é a roda de conversa com Caio Henrique, autor do livro Diário do Caio Henrique – Uma história de persistência e conquista, mediada por Telma Nantes, Subsecretária de Pessoas com Deficiência.

Outros destaques incluem as rodas de conversa com Shirley Vilhalva, autora de Despertar do Silêncio, e Cris Souza, autora de As Aventuras de Pitita, a Perninha Sapeca, que ocorrerão ao longo da manhã, seguidas de uma apresentação de poesia por Mirella Bellatore.

À tarde, o público poderá participar de oficinas que incentivam a criatividade e expressão artística, como a oficina de Literatura Surda, Contos Infantis e Adaptações em Libras e a Oficina Pigmentação da Resistência, ministrada por Sol Terena. Estas oficinas, com vagas limitadas, são uma excelente oportunidade para aprender e se aprofundar em práticas culturais inclusivas.

A noite será dedicada à Mostra Cultural, com apresentações que vão da declamação de poesia à dança e música. O espetáculo teatral Cegalidades, apresentação de dança do ventre inclusiva Sem Limites e será realizado ao vivo o show do Trio ABC, um grupo de músicos cegos, são algumas das atrações que prometem encantar o público.

Além disso, a mostra contará com stands de livros de artistas com deficiência, feira inclusiva e uma exposição de artes visuais da APAE com visita guiada​.

Toda a programação será acessível com intérpretes de LIBRAS, audiodescrição, accessibilidade física e arquitetônica, abafadores de sons e ruídos para pessoas TEA e braille.

Felipe Sampaio, produtor executivo do evento, expressa grandes expectativas para a Inclui MS: “Estamos muito animados com a mostra, que representa não apenas uma celebração da inclusão, mas também um passo importante para ampliar o acesso à cultura e à literatura por meio de uma abordagem acessível.

Acreditamos que esse evento pode ser uma fonte de inspiração e mudança, tanto para os participantes quanto para a comunidade em geral”.

Acessa Mais, mapeamento de artistas com deficiência

Durante o evento, ocorrerá o mapeamento Acessa Mais, uma ação inédita no Mato Grosso do Sul, promovida pelo Inclui em parceria com o Mapeamento Acessa mais, com o objetivo de ampliar o protagonismo no acesso cultural. O projeto é uma colaboração entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Bahia e busca identificar, em todo o território brasileiro:

  • Artistas com deficiência que atuem nas áreas de artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música, performance, teatro e artesanato;
  • Agentes culturais com deficiência, como produtores, curadores, gestores e profissionais de áreas técnicas (iluminação, cenografia, trilha sonora, figurino, operação de som e luz, montagem cênica, edição audiovisual, editoração de livros, entre outros);
  • Profissionais, com ou sem deficiência, que trabalham com acessibilidade cultural, como audiodescritores, tradutores de Libras, legendadores, consultores de acessibilidade, entre outros.

Esse mapeamento também será utilizado como subsídio para a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), proporcionando dados essenciais para o avanço da acessibilidade cultural na região.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
furto em shopping

Visitante do interior é furtada em banheiro de shopping e ouve de bandido: ‘não enche o saco’

Corinthians e Bahia vencem em rodada de clássicos pelo Brasileirão

Exportação de frango brasileiro está suspensa para 9 destinos após caso de gripe aviária

Após depor na CPI das Bets, Virgínia Fonseca causa polêmica ao cantar música sobre ‘tigrinho’

Notícias mais lidas agora

STJ mantém decisão que obriga Campo Grande a pagar R$ 13,5 milhões para a Santa Casa

Acidente na MS-276 mata pai e filho e deixa criança gravemente ferida

marcola

Suspeito de substituir Marcola no PCC é entregue pela Bolívia à Polícia Federal em Corumbá

Corinthians vence Santos com Yuri Alberto de algoz mais uma vez e afunda rival no Z-4

Últimas Notícias

Esportes

Flamengo e Botafogo ficam no empate sem gols em clássico ‘morno’ no Maracanã

Briga tática começou mesmo antes da bolar rolar, provocada por baixas de última hora

MidiaMAIS

Cowboy de MS vira tricampeão mundial de montaria em touros e ganha 1 milhão de dólares: ‘o melhor da história’

"O Brasil tem um rei e ele monta em touros", declarou a PBR sobre o sul-mato-grossense

Polícia

Casal sai para almoçar e tem casa demolida em Campo Grande

Vítimas foram informadas que um morador teria contratado quatro homens para realizar a demolição da casa

Esportes

Palmeiras vira sobre Red Bull Bragantino e mantém liderança do Brasileirão

Na quarta-feira, o Palmeiras volta a campo, mas pela Copa do Brasil, já com a vantagem de 1 a 0 sobre o Ceará, no Allianz Parque