Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Campo Grande terá mostra literária inclusiva de Pessoas com Deficiência no dia 26

Objetivo é promover a expressão artística e literária de pessoas com deficiência, proporcionando um espaço de pertencimento e visibilidade
Graziela Rezende -
(Divulgação)

A Inclui MS – I Mostra Literária de Pessoas com Deficiência chega a no dia 26 de outubro, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, a partir das 7 horas, com uma programação recheada de atividades que destacam a inclusão e diversidade no universo da literatura.

O evento tem como principal objetivo promover a expressão artística e literária de pessoas com deficiência, proporcionando um espaço de pertencimento e visibilidade.

Com rodas de conversa, oficinas, apresentações culturais e exposições, a mostra promete uma imersão completa em uma literatura acessível e inspiradora. O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo de Mato Grosso do Sul.

A programação começa logo pela manhã com a abertura oficial, seguida de declamação de poema em . Um dos momentos mais aguardados é a roda de conversa com Caio Henrique, autor do livro Diário do Caio Henrique – Uma história de persistência e conquista, mediada por Telma Nantes, Subsecretária de Pessoas com Deficiência.

Outros destaques incluem as rodas de conversa com Shirley Vilhalva, autora de Despertar do Silêncio, e Cris Souza, autora de As Aventuras de Pitita, a Perninha Sapeca, que ocorrerão ao longo da manhã, seguidas de uma apresentação de poesia por Mirella Bellatore.

À tarde, o público poderá participar de oficinas que incentivam a criatividade e expressão artística, como a oficina de Literatura Surda, Contos Infantis e Adaptações em Libras e a Oficina Pigmentação da Resistência, ministrada por Sol . Estas oficinas, com vagas limitadas, são uma excelente oportunidade para aprender e se aprofundar em práticas culturais inclusivas.

A noite será dedicada à Mostra Cultural, com apresentações que vão da declamação de poesia à dança e música. O espetáculo teatral Cegalidades, apresentação de dança do ventre inclusiva Sem Limites e será realizado ao vivo o show do Trio ABC, um grupo de músicos cegos, são algumas das atrações que prometem encantar o público.

Além disso, a mostra contará com stands de livros de artistas com deficiência, feira inclusiva e uma exposição de artes visuais da APAE com visita guiada​.

Toda a programação será acessível com intérpretes de LIBRAS, audiodescrição, accessibilidade física e arquitetônica, abafadores de sons e ruídos para pessoas TEA e braille.

Felipe Sampaio, produtor executivo do evento, expressa grandes expectativas para a Inclui MS: “Estamos muito animados com a mostra, que representa não apenas uma celebração da inclusão, mas também um passo importante para ampliar o acesso à cultura e à literatura por meio de uma abordagem acessível.

Acreditamos que esse evento pode ser uma fonte de inspiração e mudança, tanto para os participantes quanto para a comunidade em geral”.

Acessa Mais, mapeamento de artistas com deficiência

Durante o evento, ocorrerá o mapeamento Acessa Mais, uma ação inédita no Mato Grosso do Sul, promovida pelo Inclui em parceria com o Mapeamento Acessa mais, com o objetivo de ampliar o protagonismo no acesso cultural. O projeto é uma colaboração entre o Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Bahia e busca identificar, em todo o território brasileiro:

  • Artistas com deficiência que atuem nas áreas de artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música, performance, teatro e artesanato;
  • Agentes culturais com deficiência, como produtores, curadores, gestores e profissionais de áreas técnicas (iluminação, cenografia, trilha , figurino, operação de som e luz, montagem cênica, edição audiovisual, editoração de livros, entre outros);
  • Profissionais, com ou sem deficiência, que trabalham com acessibilidade cultural, como audiodescritores, tradutores de Libras, legendadores, consultores de acessibilidade, entre outros.

Esse mapeamento também será utilizado como subsídio para a (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), proporcionando dados essenciais para o avanço da acessibilidade cultural na região.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira