Um morador de São Paulo se surpreendeu após avistar “tartarugas” no Córrego Segredo, em Campo Grande. Os animais estavam na beira do córrego, no cruzamento das avenidas Afonso Pena e Ernesto Geisel.
No vídeo publicado na página Campo Grande Mil Grau, o homem demonstra estar maravilhado com a aparição dos animais. Segundo ele, “nunca tinha reparado” que eles ficam por ali. “Tem várias. Nunca tinha reparado que tem vários animaizinhos. Achei muito massa, está de parabéns Campo Grande”, disse.
Contudo, a presença dos animais no local não é algo inédito, sendo já comum serem avistados por ali. Aliás, as tartarugas são, na verdade, cágados. Eles se aglomeram à beira do córrego, pois estão em período de reprodução da espécie, que vai de setembro a janeiro.
“Com oferta de recursos alimentares nos córregos, como peixes, larvas, insetos, moluscos, e também áreas secas, onde se expõe ao sol, a visualização deles se torna mais fácil”, explica o biólogo Milton Longo.
Reprodução
Ainda de acordo com o especialista, nesse período eles migram em direção às cabeceiras para fazer a oviposição. “Eles migram para depositar seus ovos nas áreas de prainha de cima, por exemplo, no Córrego Bandeira, (em área) antes da canalização, perto do Rádio Clube”, detalha o biólogo.
Outra explicação é o próprio clima seco. “Os córregos estão mais secos, com volume menor de água, o que facilita a observação dos cágados”, completa.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!