Peças artesanais do povo indígena Terena viraram coleção de souvenirs do MASP (Museu de Arte de São Paulo). A coleção ‘Bichos do Pantanal‘ conta com 10 animais talhados em madeira. As peças foram fabricadas por moradores das aldeias Babaçu, Cachoeirinha e Passarinho, no município de Miranda (MS).
Entre os animais da coleção estão a capivara, anta, jacaré, tamanduá, javali, macaco, onça, quati, tatu e tuiuiú. As peças, de 9 a 15 centímetros, têm como matéria-prima o cedro ou caixeta.
Os indígenas Terena vivem nos estados de Mato Grosso, São Paulo e sobretudo no Mato Grosso do Sul. Nas aldeias, o artesanato é uma forma de expressão cultural e importante fonte de renda.
Além das representações de animas, os Terena também produzem peças de cerâmica, como potes e vasos. As cerâmicas se caracterizam, normalmente, pela cor vermelha do barro e pela pintura branca com motivos florais.
As peças da coleção ‘Bichos do Pantanal’ estão disponíveis no próprio museu e para venda online, no site do MASP.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!