A artista visual Sara Welter, mais conhecida como Syunoi, lançou uma cartilha educativa ilustrada em formato de fanzine, com desenhos e informações de 10 locais históricos de Campo Grande. O documento já está sendo distribuído em escolas e espaços culturais e turísticos da cidade.

A iniciativa do projeto, de nome “Resquícios do Tempo: Redescobrindo Campo Grande”, tem como objetivo resgatar e preservar a história da capital sul-mato-grossense. Entre os locais, estão prédios abandonados e a intenção é falar sobre eles com estudantes e professores.

Assim, a cartilha não só destaca a importância de preservar o patrimônio histórico-cultural, mas também fortalece o senso de pertencimento à cidade.

(Ana Laura Menegat/Arquivo Pessoal)

“A importância de preservarmos a memória de lugares e patrimônios históricos nos permite entender sobre o nosso passado e valorizar nossa identidade coletiva, porque assim entendemos que esses lugares contam a história de um povo, uma nação ou cidade e isso nos faz ter conhecimento que esses bens culturais constroem quem somos e criamos um senso coletivo para conservarmos essa memória para o futuro”, falou a artista.

São, ao todo, 16 páginas, com informações detalhadas sobre 10 locais históricos: Edifício José Abrão, Casa Glória, Casarão, Primeira Escola, Igreja São Benedito, Morada dos Baís, Aldeia Marçal de Souza, Árvores Centenárias, Rotunda Ferroviária e Hotel Gaspar.