Apesar do ‘roça-roça’, acasalamento de jacarés é impossível em tanque de Almir Sater no Bioparque Pantanal
Comportamento de esfregação é comum durante a cópula de jacarés, mas, no caso do Bioparque, por ora, não há como isso ocorrer
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ritual de acasalamento? Nos últimos dias, os jacarés do Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS), se mostraram bem animadinhos. Os répteis deram um show à parte na vitrine da área aquática do recinto em que vivem, protagonizando um verdadeiro “esfrega-esfrega” diante do público. Mas, de acordo com o complexo de aquários, os animais não estão se reproduzindo.
Vulgarmente, ao observar os jacarés de “roça-roça” no recinto, visitantes chegaram a pensar que eles poderiam estar acasalando, já que este é um comportamento comum quando a espécie entra em período reprodutivo.
O ritual realmente acontece dessa maneira e faz as fêmeas ficarem ouriçadas. Para demonstrar interesse, elas começam a roçar o corpo no corpo dos machos e o acariciam com a cabeça. A cópula só acontece dentro da água e se houver aceitação por parte das “moças”.
Veja imagens gravadas no Bioparque esta semana:
É por isso que, em flagra registrado nos últimos dias, quem viu a cena acreditou que os animais estavam “namorando”. No entanto, o acasalamento entre jacarés é algo impossível de acontecer no Bioparque Pantanal, pelo menos no cenário atual.
Isso ocorre porque o plantel do empreendimento de fauna não conta com nenhuma fêmea. Ao MidiaMAIS, o complexo explica o que de fato significa essa esfregação entre os répteis do tanque de Almir Sater, já que não há possibilidade de cópula.
“São todos machos. Esses animais vivem em grupos, e estão sempre se apoiando um no outro quando estão em grandes populações“, esclarece a comunicação à reportagem.
Tanque de jacarés é homenagem a Almir Sater
O espaço onde esses répteis vivem em Campo Grande é uma homenagem ao cantor e violeiro Almir Sater. Por ser um artista que representa muito Mato Grosso do Sul e o Pantanal com sua arte, o Bioparque decidiu homenageá-lo com o tanque dos jacarés, que passou a se chamar “Recinto Almir Sater” desde setembro de 2022.
Na época, o artista ficou lisonjeado. “Agradeço muito essa homenagem que eu recebi, uma placa com meu nome no tanque dos jacarés. O jacaré é um bicho importante para os pantaneiros, espero que ele possa alegrar a criançada. Jacaré é do bem”, agradeceu o violeiro.
“Eu vi a fundação, tanto do parque como do aquário, e acompanhei tudo. Fiquei muito ansioso para que a obra terminasse porque sou amante dos aquários e dos peixes. Moro em frente ao rio, acho que por causa dos peixes, adoro peixes”, declarou Sater durante visita ao complexo.
Para o cantor, o passeio foi maravilhoso. “Vou ‘redundar’ falando que isso aqui é encantador. Acho que o sul-mato-grossense, o Brasil inteiro, o mundo inteiro deve conhecer nosso aquário”, comentou ele.
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
Notícias mais lidas agora
- ‘Stephanie que conhecia não permitiria isso’, relata madrinha de Sophia durante julgamento
- Torturada, estuprada: Jurados terão que ter ‘estômago’ para fotos e relatos dos últimos dias de Sophia
- VÍDEO: Perseguição em bairro de Campo Grande mobiliza diversas viaturas e helicóptero da PMMS
- Avião com destino a Campo Grande bate em outra aeronave no Aeroporto de Congonhas
Últimas Notícias
Galho de árvore cai em cima de carro estacionado na Joaquim Murtinho
O galho caiu por volta das 11h, de maneira repentina
Médico conta em júri que Sophia foi estuprada 21 dias antes do crime: ‘Cabeça quase virou 360º’
Médico legista também falou que cabeça de Sophia quase virava 360º
Poluição causada por lagoa de sucroalcooleira vira alvo de inquérito no MPMS
Lagoa da planta da usina de cana-de-açúcar transbordou após receber grande volume de matéria orgânica
Após a protesto na Agepen, Policiais Penais buscam apoio de deputados na Assembleia Legislativa
Policiais penais pedem a regulamentação da categoria no Estado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.