Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Animal ‘desconhecido’ aparece na rua e intriga moradores em MS: ‘ninguém sabia o que era’

"Achamos ele na rua, machucado, com as pernas quebradas. Achei lindo, nunca tinha visto", diz moradora que encontrou o animal "desconhecido"
João Ramos -
frango d'água azul animal desconhecido
Animal encantou moradores, que não sabiam de qual espécie se tratava - (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma ave “desconhecida” chamou a atenção de moradores da cidade de Aquidauana, em . O animal, de coloração azulada, com corpo de frango e visual de pato, despertou a curiosidade ao aparecer em uma rua do município, localizado a 130 quilômetros da capital Campo Grande. “Ninguém sabia o que era”, afirma uma das aquidauanenses que avistou o bicho.

O exemplar foi flagrado inicialmente pela moradora Raquel, quando voltava do trabalho acompanhada do esposo Ronaldo e do filho Josiel, no final do mês de outubro. Achamos ele na rua, machucado, com as pernas quebradas. Achei lindo, nunca tinha visto. É perfeito, tem cores bem vibrantes”, relata ao Jornal Midiamax.

Raquel conta que mais pessoas na rua ficaram intrigadas com a presença do animal exótico. “Ninguém sabia o que era, mas achamos . Uma senhora que mora em frente ao local onde ele estava o recolheu e disse que chamaria a Polícia Militar Ambiental”, recorda.

Maravilhada, Raquel diz que até pensou em levar o exemplar para casa casa. “Meu filho ficou doido pra gente trazer, mas o bicho é bravo”, comenta. Segundo ela, a ave azulada estava inquieta e bicou seu esposo e a dona que o apreendeu. No entanto, não chegou a machucar ninguém.

Exemplar avistado por Raquel - (Foto: Arquivo Pessoal)  frango d'água azul
Exemplar avistado por Raquel – (Foto: Arquivo Pessoal)

Animal desconhecido era um frango-d’água-azul

Semanas depois de ter visto a ave misteriosa, a aquidauanense descobriu, através de reportagem do Jornal Midiamax publicada na segunda-feira (11), que se tratava de um exemplar de frango-d’água-azul.

Isso porque um outro animal da mesma espécie foi flagrado no pantanal de no último final de semana e chamou atenção do guia Edir Alves, que registrou a aparição. O avistamento virou matéria e foi por meio dela que os aquidauanenses finalmente souberam que ave desconhecida era aquela.

De acordo com o biólogo Rudi Ricardo Laps, doutor com ênfase em Biologia da Conservação e Ecologia de Aves, há uma explicação para a ocorrência de mais aparições de frangos-d’água-azul nesta época do ano.

É o começo da reprodução deles. Estão bem ativos porque é o momento em que eles estão procurando seus pares para reproduzir. Por isso estão se movimentando mais”, explica ele ao MidiaMAIS.

Animal encontrado em Aquidauana estava com as patas quebradas - (Foto: Arquivo Pessoal) frango d'água azul
Animal encontrado em Aquidauana estava com as patas quebradas – (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo o biólogo, ocorrências da espécie são comuns em cidades desde que haja corpos d’água razoáveis e com vegetação aquática. E, embora avistamentos sejam normais, é necessário ter cuidado. “Na área urbana, esses animais podem ser atropelados se estiverem se deslocando. Se encontrar um animal desse ferido, entre em contato com a Polícia Militar Ambiental, orienta.

O especialista ainda desencoraja a criação de frangos-d’água-azul em casa. Pegar pra criar é . Você não pode ter esse animal capturado. Mesmo nas melhores intenções, não se deve criar”, avisa.

Frango-d’água-azul: que espécie é essa?

Espécie migratória, o frango-d’água-azul ocorre em todo o Brasil e não é raro de ser visto. Também é conhecido como jaçanã (Maranhão) e tauá-tauá-azul (Amapá), dependendo da região. De acordo com o WikiAves, está presente do sudeste dos Estados Unidos até o norte da .

Entre as características mais marcantes, está corpo azul-púrpura dos adultos, que brilha nas cores verde e turquesa quando iluminado pelo sol. O grande bico vermelho e amarelo também destaca a espécie no meio de qualquer vegetação. As pernas e patas amarelas são compridas para facilitar a locomoção em áreas aquáticas.

Embora pareça, o frango-d’água-azul não caminha sobre as águas, ele costuma andar sobre vegetações flutuantes e pantanosas. Por ser migratório, percorre tranquilamente grandes distâncias por todo o território onde ocorre e ainda se adapta às cidades, principalmente em parques com lagos.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas para nos encontrar nas redes sociais: InstagramFacebookTikTokYouTube e X.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias