Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Animal ‘desconhecido’ aparece na rua e intriga moradores em MS: ‘ninguém sabia o que era’

"Achamos ele na rua, machucado, com as pernas quebradas. Achei lindo, nunca tinha visto", diz moradora que encontrou o animal "desconhecido"
João Ramos -
frango d'água azul animal desconhecido
Animal encantou moradores, que não sabiam de qual espécie se tratava - (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma ave “desconhecida” chamou a atenção de moradores da cidade de Aquidauana, em . O animal, de coloração azulada, com corpo de frango e visual de pato, despertou a curiosidade ao aparecer em uma rua do município, localizado a 130 quilômetros da capital . “Ninguém sabia o que era”, afirma uma das aquidauanenses que avistou o bicho.

O exemplar foi flagrado inicialmente pela moradora Raquel, quando voltava do trabalho acompanhada do esposo Ronaldo e do filho Josiel, no final do mês de outubro. Achamos ele na rua, machucado, com as pernas quebradas. Achei lindo, nunca tinha visto. É perfeito, tem cores bem vibrantes”, relata ao Jornal Midiamax.

Raquel conta que mais pessoas na rua ficaram intrigadas com a presença do animal exótico. “Ninguém sabia o que era, mas achamos bonito. Uma senhora que mora em frente ao local onde ele estava o recolheu e disse que chamaria a Polícia Militar Ambiental”, recorda.

Maravilhada, Raquel diz que até pensou em levar o exemplar para casa casa. “Meu filho ficou doido pra gente trazer, mas o bicho é bravo”, comenta. Segundo ela, a ave azulada estava inquieta e bicou seu esposo e a dona que o apreendeu. No entanto, não chegou a machucar ninguém.

Exemplar avistado por Raquel - (Foto: Arquivo Pessoal)  frango d'água azul
Exemplar avistado por Raquel – (Foto: Arquivo Pessoal)

Animal desconhecido era um frango-d’água-azul

Semanas depois de ter visto a ave misteriosa, a aquidauanense descobriu, através de reportagem do Jornal Midiamax publicada na segunda-feira (11), que se tratava de um exemplar de frango-d’água-azul.

Isso porque um outro animal da mesma espécie foi flagrado no pantanal de no último final de semana e chamou atenção do guia Edir Alves, que registrou a aparição. O avistamento virou matéria e foi por meio dela que os aquidauanenses finalmente souberam que ave desconhecida era aquela.

De acordo com o biólogo Rudi Ricardo Laps, doutor com ênfase em Biologia da Conservação e Ecologia de Aves, há uma explicação para a ocorrência de mais aparições de frangos-d’água-azul nesta época do ano.

É o começo da reprodução deles. Estão bem ativos porque é o momento em que eles estão procurando seus pares para reproduzir. Por isso estão se movimentando mais”, explica ele ao MidiaMAIS.

Animal encontrado em Aquidauana estava com as patas quebradas - (Foto: Arquivo Pessoal) frango d'água azul
Animal encontrado em Aquidauana estava com as patas quebradas – (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo o biólogo, ocorrências da espécie são comuns em cidades desde que haja corpos d’água razoáveis e com vegetação aquática. E, embora avistamentos sejam normais, é necessário ter cuidado. “Na área urbana, esses animais podem ser atropelados se estiverem se deslocando. Se encontrar um animal desse ferido, entre em contato com a Polícia Militar Ambiental, orienta.

O especialista ainda desencoraja a criação de frangos-d’água-azul em casa. Pegar pra criar é . Você não pode ter esse animal capturado. Mesmo nas melhores intenções, não se deve criar”, avisa.

Frango-d’água-azul: que espécie é essa?

Espécie migratória, o frango-d’água-azul ocorre em todo o Brasil e não é raro de ser visto. Também é conhecido como jaçanã (Maranhão) e tauá-tauá-azul (Amapá), dependendo da região. De acordo com o WikiAves, está presente do sudeste dos Estados Unidos até o norte da .

Entre as características mais marcantes, está corpo azul-púrpura dos adultos, que brilha nas cores verde e turquesa quando iluminado pelo sol. O grande bico vermelho e amarelo também destaca a espécie no meio de qualquer vegetação. As pernas e patas amarelas são compridas para facilitar a locomoção em áreas aquáticas.

Embora pareça, o frango-d’água-azul não caminha sobre as águas, ele costuma andar sobre vegetações flutuantes e pantanosas. Por ser migratório, percorre tranquilamente grandes distâncias por todo o território onde ocorre e ainda se adapta às cidades, principalmente em parques com lagos.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem alguma sugestão de pauta sobre cultura, comportamento ou entretenimento? Fale diretamente com os jornalistas do MidiaMAIS por meio do WhatsApp (67) 99965-7898.

Clique no nome de qualquer uma das plataformas para nos encontrar nas redes sociais: InstagramFacebookTikTokYouTube e X.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher com medida protetiva é agredida com capacete na cabeça pelo ex

Fluminense quebra jejum e vence rival Botafogo na estreia do novo técnico argentino

Jair Bolsonaro discute com Governador de São Paulo chapa para o Senado Federal

Bebê é sequestrado de abrigo em Campo Grande: ‘arrombaram o portão’

Notícias mais lidas agora

TJMS remuneração juiz

Juiz absolve réu por lavagem de dinheiro e critica denúncia ‘genérica’ do MPMS por não provar crime

Guanandizão: o passado ‘glamouroso’ do ginásio que vai receber Supercopa de Vôlei em Campo Grande

consórcio contrato petição assinar

Petição pelo fim do contrato do Consórcio Guaicurus tem mais de mil assinaturas diárias

Funtrab oferta mais de 900 vagas de emprego nesta segunda-feira em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Morador de Corumbá morre na Santa Casa de Campo Grande após sofrer queda da própria altura

Vítima estava internada desde a quarta-feira (24/09)

Mundo

Ataque a igreja nos EUA: três pessoas morrem e oito ficam feridas em Michigan

Assassino ainda teria ateado fogo à igreja; mais vítimas podem ser encontradas no interior do prédio

Polícia

Homem sofre golpes de facão e tem orelha parcialmente decepada durante roubo de celular

Vítima ainda teve cortes no braço e antebraço na Av. Calógeras, centro de Campo Grande

Brasil

Avião monomotor faz pouso de emergência em rodovia do interior paulista

Apesar do susto, ninguém ficou ferido, conforme autoridades que atenderam a ocorrência