Evento gratuito no bairro Aero Rancho, região sul da cidade, o ´Afrogueto´ – Eu Vim Para Celebrar´, quer valorizar e incentivar a cultura afro-urbana periférica com arte, música e moda, neste domingo (14).

A intenção é fomentar a cena artística e a cultura afro-urbana com Djs, performances, moda, shows e exposições, das 15h às 22 horas, no Parque Ayrton Senna.

O projeto nasceu de uma produção independente de LadyAfroo; que é DJ, produtora, campo-grandense, mulher preta, periférica e LGBTQIAP+.

Em 2021, em um contexto pós-pandemia, com o intuito de unir e empoderar pessoas pretas, a Afrogueto surgiu como uma festa para enaltecer a cultura preta urbana e fazer com que pretos se sintam protagonistas do movimento; dando apoio, suporte e visibilidade a novos artistas, valorizando a cultura black com elementos afrocentrados como moda, cultura ballroom, exposições, música, dança e conhecimento através de suas plataformas.

De 2021 pra cá já foram mais de dez edições, um espaço de liberdade e segurança para todos que valorizam a cultura preta.

Após várias edições como festa, agora o projeto ‘Afrogueto’ se torna um evento multicultural e afrocentrado que valoriza os artistas pretos da capital.

“Toda a programação será composta por artistas pretos. As ações serão direcionadas à toda população da capital, em especial às pessoas pretas, pardas, periféricas e LGBTQIAP+, pois sabemos a importância do reconhecimento da negritude, da valorização da nossa cultura, do empoderamento dos nossos corpos pretos e pertencimento em um espaço seguro para ser quem somos”, destaca LadyAfroo.

Atrações

O evento contará com shows de Poka Pala e Lucy, apresentações das Djs Gabis, Afroqueer LadyAfroo, performances de Kiunna e Sabrina Lima e, exposições por Coletivo Enegrecer. O ‘Afrogueto’ contará com intérpretes de libras para acessibilidade cultural, além disso, o local escolhido é de fácil acesso e acessível a deficientes físicos e/ou pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto está sendo realizado por meio da Lei Paulo Gustavo, através do Ministério da Cultura, Governo Federal, Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo) e Prefeitura Municipal de Campo Grande.