Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Volta do carnaval à Esplanada fortalece comércio do entorno, que oferece camarote e conforto

Banheiros limpos, espaço para descanso, bebidas geladas e exclusivas serão iscas para atrair folião
Cassia Modena -
Carnaval Esplanada
Carnaval na Esplanada Ferroviária (Daniel Reino/ Fundação de Cultura de MS)

A volta do carnaval de rua em 2023 encheu de expectativas os comerciantes quanto às oportunidades de faturamento e de “fazer o nome” dos estabelecimentos localizados nas imediações da Esplanada Ferroviária, ponto central dos festejos em . Para que os retornos esperados venham, haverá camarote em um dos bares – algo inédito no local – e maior oferta de opções de bebidas, comidas, além de banheiros limpinhos.

Desta sexta (16) até a próxima terça-feira (21), os funcionários do Ponto Bar estão mobilizados para receber os foliões no camarote, que promete ter decoração, comida e bebidas à vontade, abadá personalizado, pulseira para facilitar o vai e vem entre o estabelecimento e a rua, espaço para descanso e banheiros recém-construídos e higienizados.

A fachada do Ponto Bar (Foto: Reprodução/Instagram)

Abhner Benevides, um dos proprietários do Ponto Bar, diz que a ideia é o camarote servir de apoio para o folião curtir o carnaval de rua com comodidade, sem representar uma concorrência à diversão no espaço público da Esplanada. “Sabemos que o carnaval de rua é o melhor. Nosso objetivo, então, é oferecer conforto a essas pessoas que estão festejando esse carnaval”, explica.

Como o estabelecimento foi inaugurado em julho de 2022 e abrirá as portas pela primeira vez num carnaval, Abhner afirma que ele e o sócio não sabem o que esperar quanto ao faturamento e volume de pessoas atendidas. “Nós tivemos apenas uma experiência durante o festival Campão Cultural e imaginamos que pode ser próximo disso”, completa. Os do Campão Cultural foram realizados no final do ano passado na Plataforma Cultural, que também fica na Esplanada Ferroviária.

Esquema para diferentes públicos

O Vexame é outro bar recém-inaugurado que ficará aberto durante os festejos. Alessandro Veiga, o proprietário, diz ter contratado três freelancers para reforçar a equipe no período e garantir que o local tenha um esquema para atender bem dois diferentes públicos: o das pessoas que apenas farão pedidos de bebida e voltarão para a rua, e o das pessoas que vão ficar algum tempo no interior do estabelecimento, mediante pagamento de uma taxa colaborativa.

O interior do Vexame Bar (Foto: Reprodução/Instagram)

O bar aposta em dois produtos para atrair o folião para dentro da casa. Um é o drink especial “batizado”, feito à base de vodka, corote e água de coco, que foi criado especialmente para as noites carnavalescas e terá um valor acessível aos foliões, afirma Alessandro, sendo que, além dele, haverá drinks da linha “chique” como o “negroni”, por exemplo. O outro produto é um sanduíche feito com baguete e legumes, pensado para servir de opção aos que não comem carne.

O atendimento e os produtos diferenciados poderão favorecer a divulgação do novo local. “Nós queremos que as pessoas reconheçam o bar como um espaço onde terão conforto e podem tomar um drink que não vão achar em outros comércios, por exemplo”, fala Alessandro.

Sociedade entre bar tradicional e moradores

O Bar Zé Carioca (Foto: Reprodução/Instagram)

O tradicional Bar do Zé Carioca também estará aberto, seguindo o que já fez nos carnavais anteriores. A expectativa do proprietário, José Dias, é faturar 50% a mais em relação ao último carnaval na Esplanada, que aconteceu em 2020.

Este ano, o Zé Carioca fez parceria com moradores da Vila dos Ferroviários para oferecer cachorro-quente, pastel e suco para as crianças. “Eles moram aqui perto e fica fácil para eles, então pensamos em coisas que eles pudessem vender para as famílias no carnaval. O povo quer ir para a rua e nós queremos aproveitar para faturar”, diz José.

Já em relação à concorrência, o bar promete servir a cerveja mais gelada da região.

Feira Central abrirá, mas sem ação especial

A abrirá normalmente nos dias de folia. De acordo com a presidente da Associação da Afecetur (Feira Central e Turística de Campo Grande), que administra o local, Alvira Appel, uma reunião entre os feirantes definiu que não haverá ações especiais de carnaval. Os esforços dos comerciantes estarão mais concentrados no Festival do Peixe, que ainda não começou e vai culminar na Semana Santa.

Em relação ao uso dos banheiros pelos foliões, que são normalmente procurados, Alvira afirmou que ainda não há definição sobre possível controle de acesso.

Feira Central abrirá normalmente nos dias de carnaval (Foto: Reprodução/Instagram)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)