Quem assistiu ao episódio desta terça-feira (27), da novela Terra e Paixão, amou a referência 100% sul-mato-grossense usada pelos personagens Anely (Tata Werneck) e Luigi (Rainer Cadete), ao enfatizar o nome correto do estado.

Isso porque durante a cena em que contracenavam com Grace Gianoukas, que interpreta Roma, a personagem se referiu ao estado como Mato Grosso, o que fez Luigi e Anely corrigirem enfaticamente com: “DO SULLLL”.

Assista:

Com a exibição, vários expectadores comemoraram a visibilidade dado ao estado, ao representar uma situação muito presente na vida de qualquer sul-mato-grossense: a de corrigir quem sempre erra o nome de MS.

Sobre este erro tão comum, conversamos com o sociólogo e historiador aposentado Paulo Cabral, de 74 anos, que respondeu: “Na realidade, não existe o interesse em saber. Mato Grosso do Sul é um estado secundário, não diz respeito ao trecho Rio/. Então tudo aquilo que se reflete ao estado, as pessoas levam com uma certa displicência”.

“Parece que além da questão geográfica em si, existe a questão cultural. E se essa questão não for vista com atenção, daqui a 200 anos teremos problemas”, finaliza.

Na última sexta-feira (23), repercutimos aqui no MidiaMAIS, um vídeo de um jovem que aborda as pessoas na rua e onze vezes faz a mesma pergunta: “Em que região fica localizado o Mato Grosso do Sul?” Não é surpresa quando a maioria erra a resposta.

Veja a reação do público ao assistir à cena de Terra e Paixão: