Depois de se irritarem com Gaby, a do Bioparque Pantanal, do complexo de aquários foram surpreendidos por uma situação inusitada no tanque da cobra. É que, ao chegarem para visitar o Bioparque na última sexta-feira (24), turistas e moradores se depararam com uma caixa no lugar da serpente.

Antes mesmo que a situação pudesse provocar qualquer reboliço, e já sabendo que isso poderia acontecer no momento em que os visitantes encontrassem a grande caixa de madeira no meio do recinto de Gaby, o Bioparque Pantanal se antecipou.

Como medida informativa e “tranquilizante”, o Aquário colocou um aviso no vidro do tanque da serpente, explicando o que estava acontecendo e por que aquela caixa estava ali.

“Gaby está em processo de condicionamento para seu bem-estar. Ela voltou do banho de sol e logo logo sairá sozinha da caixa”, avisou o local, esclarecendo que o animal estava dentro do grande “baú”. Veja no vídeo:

Sucuri já foi vista em caixa outras vezes

Sempre que é retirada de seu recinto, a sucuri do Bioparque Pantanal é colocada em uma caixa de madeira. Como já revelado pelo Aquário em outras ocasiões, Gaby é devolvida ao seu cantinho ainda dentro do baú, para que saia sozinha quando se sentir à vontade.

Em episódio recente, a serpente deu um passeio pelos arredores do Bioparque para aliviar o estresse e retornou dessa maneira. O protocolo acontece toda semana, conforme explica a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.

“Os considerados bons aquários são aqueles que além da da vida, eles prezam pela saúde e pelo bem-estar animal. E aqui no Bioparque é assim. Seguindo esse conceito, nós adotamos as melhores práticas que visam a qualidade, a saúde e o bem-estar dos animais que estão conosco”, frisa ela.

Confira:

“Reduzir o estresse da sucuri”, explica bióloga

Bióloga-chefe do Bioparque Pantanal, Carla Kovalski detalha que o banho de sol é uma das etapas do protocolo de manejo da Gaby e é realizado da forma menos estressante possível para a cobra.

“Uma das estratégias para deixar tudo menos estressante é o condicionamento operante. Nós fazemos com que a Gaby entre e saia sozinha da caixa de transporte. Isso é importante tanto para reduzir o estresse dela, quanto para que ela associe essa atividade do banho de sol como algo positivo”, pontua a bióloga.

Comportamento natural da sucuri

Adrieli Marcacini, do setor de bem-estar animal, detalha o procedimento. “Realizamos o banho de sol 2 vezes por semana. Conseguimos direcionar que, para ela, o ideal seria essas duas vezes por semana. Além dos benefícios de ter contato direto com o sol, outra coisa muito importante é o contato dela com a natureza de modo geral, onde num ambiente externo ela tem diferentes estímulos: sonoros, visuais, olfativos e aí ela consegue expressar um comportamento mais natural possível”, finaliza.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok