Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

VÍDEO: Tamanduá coloca onça pra correr no Pantanal e faz felino virar gatinho medroso

Abraço de tamanduá-bandeira acuado pode matar até uma onça, explica biólogo
João Ramos -
tamanduá onça
Onça ficou "pianinha" ao ser "peitada" por tamanduá no pantanal de MS - (Fotos: Fernando Lino)

Cena curiosa de um tamanduá-bandeira colocando uma -pintada “para correr” no Pantanal de ganhou as redes sociais nos últimos dias. Isso porque o imponente felino pantaneiro virou praticamente um “gatinho” ao empreitar das garras do mamífero.

Apesar de curioso, o comportamento é mais comum do que se imagina. Embora o tamanduá também faça parte das presas das quais as onças-pintadas podem se alimentar, o felino nem sempre se mete à besta com esta espécie por medo de suas afiadas “unhas”. É por isso que uma onça pode virar uma “gatinha” ao ficar frente a frente com um tamanduá-bandeira.

O flagrante da vez que mostra essa natureza do reino animal foi registrado na última quinta-feira (26) na região da Caiman Pantanal, em , Mato Grosso do Sul. Quem conseguiu gravar o momento foi o intérprete e turismólogo Fernando Lino, que se impressionou com o que viu diante de seus olhos.

“Primeira vez na minha vida que pude ver e felizmente gravar isso! Depois de centenas de vezes nesta estrada, tive a oportunidade de ver isso! Talvez brincando ou caçando… quem sabe!”, disse ele ao compartilhar o registro.

Veja:

“Abraço” de tamanduá pode matar onça?

O tamanduá é lento, praticamente cego e possui uma audição muito ruim. Essas características podem fazê-lo parecer uma presa fácil, mas a realidade é que seu abraço pode ser “mortal” até para uma onça. Além disso, ele muda completamente sua postura quando sente que corre perigo.

Em relato sobre este animal, o biólogo Fábio Paschoal comenta o comportamento da espécie e esclarece de onde veio a expressão “abraço de tamanduá”, detalhando ainda por que as onças podem correr desse bicho, mesmo que ele seja uma presa de seu cardápio.

“Quando sente uma ameaça, o bandeira muda completamente de postura: apoia-se nas patas traseiras, abre os braços, mostra as garras afiadas e espera pacientemente. Se o predador investir, recebe um abraço mortal. Dessa forma, pode matar até uma onça-pintada”, explica o biólogo.

“Por isso, quando você recebe um abraço de uma pessoa que não gosta de você, dizemos que essa pessoa está dando o famoso ‘abraço de tamanduá'”, encerra Paschoal.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idoso tem a perna esmagada ao ser atropelado por caminhão da Solurb no Danúbio Azul

Carreta do Hospital do Amor percorre bairros e cidades de MS

Hospital de Amor realiza exames gratuitos de mamografia em shopping na Capital 

Empresários pagavam propina de 5% para ex-servidores da SED fraudarem licitações milionárias

Famosa apoia abaixo-assinado contra Virginia na Grande Rio

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

pedagio br 163 rodovia ccr antt duplicação

ANTT defende reduzir duplicação para não subir pedágio da BR-163

Mulher sofre suspeita de fratura no nariz após ser agredida pelo ex-companheiro

Últimas Notícias

Trânsito

Idosa é atropelada por carro ao atravessar a rua na Vila Bandeirantes

Idosa foi encaminhada para a Santa Casa com fratura na região do tornozelo

Cotidiano

Pacientes lotam UPA Coronel Antonino, com fila até para o lado de fora

Com alta em casos de doenças respiratórias, UPAs operam próximas ao limite, diz Sesau

MidiaMAIS

Exposição itinerante destaca trajetória da urbanista corumbaense Carmen Portinho

Exposição será realizada na Casa de Cultura, em Campo Grande

Polícia

Acusado de matar Alex golpeado com pedaços de concreto é condenado a 13 anos de prisão

Marcos também foi condenado ao pagamento de R$ 10 mil de indenização aos sucessores de Alex