Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

VÍDEO: No Pantanal de MS, guia flagra reunião ‘surreal’ de 6 onças-pintadas em cena improvável

Não são uma família: duas mães com filhotes e um macho gigante: cena impressionante de "reunião" de onças-pintadas deixou guia extasiado no Pantanal de MS
João Ramos -
onças-pintadas 6 seis
Flagra de 6 onças-pintadas sem nenhum arranca-rabo é raro - (Foto: Fábio Paschoal)

Para o guia Fábio Paschoal, o relato e os vídeos a seguir descrevem “um dos avistamentos mais incríveis” de -pintada que ele já fez até então. Após alugar sua casa e doar todos os móveis para viver em meio aos felinos no de Mato Grosso do Sul, o também biólogo e fotógrafo presenciou uma cena rara no bioma: avistou a reunião improvável de 6 onças-pintadas nas condições menos óbvias possíveis.

A cena que fez Paschoal entrar em êxtase foi registrada no mês de junho no pantanal sul-mato-grossense, na região de . “A onça Surya estava chegando na carcaça trazendo seus dois filhotes Jerônimo e Juba. A Fera [outra fêmea mãe] estava com [seu filhote] Samba, impôs respeito e fez a Surya recuar, mas Jerônimo estava com e ficou firme ali enquanto a Fera foi para a carcaça”, inicia o guia em relato.

Situação hipotética

Até então, já eram 5 onças juntas, numa possível disputa pelo alimento: a carcaça de um animal. Se a cena já parecia improvável o bastante, a situação conseguiu ficar ainda mais hipotética com a chegada da sexta onça, um macho gigante que só pela presença já deveria fazer todo mundo correr. Mas não foi o que aconteceu.

“Depois que a Fera foi pra carcaça, Jerônimo ficou firme e forte por ali enquanto a Surya recuava. Samba se aproximou e, para o espanto de todos, começou a brincar com Jerônimo. Mas os dois pararam assim que ouviram o barulho de uma onça rosnando: Cascalho, um macho gigante, apareceu no local!”, relembra Paschoal.

Seis de uma vez: onças impressionaram guia

Conforme o relato, o macho Cascalho passou por Jerônimo e depois por Samba, que encararam ele, e se dirigiu para a carcaça. Vale lembrar que Cascalho não tem nenhum parentesco com esses filhotes das fêmeas. “A Fera nem ligou para a presença do macho. Cascalho chegou e se alimentou junto com Fera e Samba, enquanto Surya, Jerônimo e Juba esperavam sua vez no capão do lado. 6 onças de uma vez! Que avistamento surreal”, destacou, evidenciando que o encontro de tantas onças sem nenhum “arranca-rabo” é raríssimo, bem como a divisão de uma carcaça sem briga alguma.

Por fim, Fábio Paschoal descreve a cena incrível com riqueza de detalhes. “São filhotes de mães diferentes. O Samba é filho da Fera e o Jerônimo é filho da Surya. As mães estão aqui do lado, estão brincando. Cara, que coisa doida. Seis de uma vez. Tem seis onças aqui, agora chegou esse macho. Rapaz… o filhote encarou o macho. Um macho e uma fêmea com filhote dividindo a mesma carcaça, o que não é muito comum. Que doideira”. Confira:

Conheça mais sobre o guia Fábio Paschoal, responsável pelo registro do avistamento:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Receita diz que não haverá obrigatoriedade na cobrança retroativa do IOF

Consumidores perderam, em média, R$ 610 com golpes em compras online em MS, aponta pesquisa

Israel pede desculpas após ataque a igreja católica que matou 3 pessoas em Gaza

Amigos lamentam morte de adolescente de 16 anos em Ribas do Rio Pardo

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Fim de semana será de tempo firme com queda de temperatura

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra mais de 1 tonelada de maconha escondida em ilha no Porto Caiuá

Droga estava em uma ilha na região do Porto Caiuá, em Naviraí

Brasil

Juiz nega exclusão do vídeo de ‘chá revelação’ em que mulher denuncia traição do marido

Vídeo viralizou em todo o país

Trânsito

Trabalhadores que estavam desaparecidos são encontrados mortos após acidente na MS-145

Vítimas seriam funcionárias de uma usina de Rio Brilhante e estariam retornando para a casa, em Deodápolis

Brasil

Covid-19: Fiocruz confirma circulação de nova variante no Rio de Janeiro

RJ é o quarto estado brasileiro com a circulação da variante