Já entrou na “guerra” sobre qual coxinha é melhor: mandioca, batata ou somente de trigo? No caso da festa da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Rio Negro, a 150 km de Campo Grande, a produção é 100% artesanal e de mandioca, já que o cultivo na região é bastante comum. E festa não deixa a desejar: são 3 mil coxinhas produzidas em dois dias de festa.

Segundo o padre Wilkson Nandes da Rocha, a festa se tornou uma tradição não só na cidade, mas em municípios vizinhos e inclusive recebe visitantes da capital sul-mato-grossense. “Fazemos uma quantidade enorme de coxinhas. São 30 a 40 voluntários ao dia descascando mandioca, moldando e colocando o recheio. A coxinha fica com cerca de 200 gramas e, este ano, está sendo vendida em quatro sabores”, afirmou.

Produção da coxinha em Rio Negro (MS) (Reprodução, Redes Sociais)
Produção da coxinha em Rio Negro (MS) (Reprodução, Redes Sociais)

De acordo com o pároco, todas as festas na cidade são regadas a coxinha. “A gente fala que é a receita raiz, a original, feita 100% com mandioca. Estamos na rota da mandioca, então, tem todo esta trabalho. A festa será hoje e amanhã, a partir das 18h, no barracão Frei Otávio, que fica na Rua Rio de Janeiro, número 300. Estamos na nona edição, a última tinha ocorrido em 2019 e aí teve um intervalo por conta da pandemia”, explicou.

Conforme Wilkson, a festa é uma criação do padre Severino Orso e também da saudosa voluntária Fátima, que sempre colaboraram com a comunidade local. “Em maio é a maior festa que temos, que é a de Nossa Senhora de Fátima e chegamos a produzir 8 mil coxinhas. E aí a mesma festa foi se estendendo durante o ano, para as escolas, associações, grupos da cidade, festas juninas, arraiás, sempre com a tradicional coxinha de mandioca”, disse.

Antes, ainda conforme o padre, todas eram feitas de carne, mas, neste ano, serão oferecidos os sabores de carne seca, pizza (calabresa com queijo), carne e frango. “Elas não são empanadas e sim fritas na hora, ficam bem douradinhas e é uma delícia. São vendidas a cinco reais cada. É uma festa muito bonita, temos a parte de música ao vivo também, além de bingo, leilão de gado, prendas e outras atividades”, finalizou.