Elas sempre surpreendem. Rainhas do Pantanal, as onças-pintadas são cheias de peculiaridades. Desta vez, a reportagem do Midiamax destaca a forma como esses felinos urinam. Isso porque um vídeo gravado no pantanal de Mato Grosso do Sul mostra o macho Badalo soltando um jato “diferentão” que chamou a atenção nas redes sociais.

O flagra foi realizado pelo biólogo e guia Fábio Paschoal, do Onçafari, na região da Caiman Pantanal. Fábio publicou o registro em seu perfil no Instagram e os seguidores logo se impressionaram com o jeito diferenciado como a onça Badalo, avistada vez ou outra nas redondezas, solta a urina: um jato potente, em linha reta e sem se abaixar ou se erguer.

Veja:

Não é só urina: entenda o jato “diferentão” das onças-pintadas

A publicação gerou dúvidas e, por isso, o biólogo explica que uma das formas da onça-pintada demarcar território é usando urina. Só que esse líquido, na realidade, não é uma simples urina.

“O líquido é chamado de Marking fluid (fluido de demarcação) e é uma mistura de urina e uma pequena quantidade de material lipídico [gordura], que pode atuar como um transportador para a liberação controlada dos componentes voláteis do fluido”, esclarece.

Quanto ao “jeitinho engraçado de fazer xixi”, pontuado por uma seguidora, o biólogo também ressalta: “Dessa forma, a urina pode ser espalhada numa área mais elevada e se uma outra onça estiver passando por ali, fica mais fácil dela sentir o cheiro. Assim, ela fica avisada que aquela área tem dono”, diz Paschoal.

Além da urina de onça, Fábio Paschoal conta que outra maneira desses felinos demarcarem território é arranhando árvores. “As onças-pintadas têm glândulas nas patas e, quando arranham as árvores, deixam uma marca visual e uma olfativa”, pontua.

“É impressionante”

Apesar das curiosidades, a onça expelindo o líquido em pé e através de um “jato curioso” foi o que mais intrigou os internautas, que ficaram impressionados.

“Os gatos eu sabia, mas as onças não, elas superam”, “Se o xixi do meu gato já é uma catinga, imagina o do onço aí”, “É impressionante o volume de urina por aspersão”, foram alguns dos comentários. Por fim, Fábio ainda detalha que “o cheiro é bem forte”.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok