Gulosa? O ditado “ter o olho maior que a barriga” parece ser bem apropriado para uma sucuri-amarela do pantanal de Mato Grosso do Sul, flagrada desistindo de engolir uma presa “grande demais” para sua boca.

O flagra foi registrado pelo guia e fotógrafo da natureza Fábio Paschoal. “Essa sucuri-amarela tentou engolir esse cascudo durante horas, mas o peixe era muito grande para ela e a cobra acabou desistindo”, explica o profissional sobre a cena impressionante. Veja as fotos na sequência:

Que sucuri é essa incapaz de comer um peixe?

Bom, é que o cascudo não é qualquer peixe; trata-se de um “peixão” que pode ultrapassar os 40 centímetros. Além disso, a estrutura corporal desse animal é revestida por placas ósseas, ao invés de escamas, o que pode ter ajudado a dificultar o ataque da sucuri, que desistiu no meio do caminho, depois de ter “estrangulado” o cascudo.

Outro ponto é que a sucuri que tentou se alimentar do cascudo no pantanal sul-mato-grossense é da espécie amarela, bem menor que as gigantes sucuris-verdes, capazes de engolir presas como uma vaca.

O guia Fábio Paschoal chegou bem pertinho da cena e, além das fotos, também conseguiu gravar um vídeo da tentativa de alimentação da serpente. Assista:

Por serem biologicamente menores, essas sucuris também se tornam presa fácil de animais com porte maior no pantanal. Uma delas, inclusive, já morreu por cometer um “erro de matemática” na mesma região de MS.

‘Erro de matemática’ já matou sucuri

Encontrar ou registrar uma sucuri sendo devorada por algum animal é um evento raríssimo. O comum e até corriqueiro é se deparar com imagens que mostram sucuris devorando as mais variadas espécies: capivaras, gralhas, catetos, galinhas, cachorros, jacarés e até outras sucuris, já que elas podem ser canibais. Mas, parece que o jogo virou, não é mesmo?

O guia local Edir Alves, que também é fotógrafo nas horas vagas, conseguiu captar o momento exato em que um jacaré se alimentava de uma sucuri, no pantanal sul, em Miranda. O flagra aconteceu na Fazenda San Francisco Pantanal, onde ele trabalha como guia em Mato Grosso do Sul.

Edir também ficou impressionado com a situação inusitada no bioma. “E agora? Anaconda x Jacaré! Ao meu ver, deu ruim pra sucuri. Famoso boca a boca”, disse o guia, ao publicar o registro em suas redes sociais.

Ver uma sucuri sendo alimento para outro animal é tão incomum que Edir tem uma teoria para o fato. Quem diria que um “erro de matemática” poderia fazer uma majestosa do pantanal virar alimento. “Acho que ela calculou mal o tamanho da presa”: e acabou se dando mal, acredita Edir.

Veja:

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente ou quer comentar a história acima? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok