Sucuri comete ‘erro de matemática’ e vira lanche de jacaré em Mato Grosso do Sul

Parece que o jogo virou, não é mesmo? Flagra de sucuri virando comida de outro animal é raríssimo na fauna pantaneira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
sucuri
Guia sul-mato-grossense flagrou momento raríssimo da fauna pantaneira – (Foto: Edir Alves)

Encontrar ou registrar uma sucuri sendo devorada por algum animal é um evento raríssimo. O comum e até corriqueiro é se deparar com imagens que mostram sucuris devorando as mais variadas espécies: capivaras, gralhas, catetos, galinhas, cachorros, jacarés e até outras sucuris, já que elas podem ser canibais. Mas, parece que o jogo virou, não é mesmo?

Esta semana o guia local Edir Alves, que também é fotógrafo nas horas vagas, conseguiu captar o momento exato em que um jacaré se alimentava de uma sucuri, no pantanal sul, em Miranda. O flagra aconteceu na Fazenda San Francisco Pantanal, onde ele trabalha como guia em Mato Grosso do Sul.

Edir também ficou impressionado com a situação inusitada no bioma. “E agora? Anaconda x Jacaré! Ao meu ver, deu ruim pra sucuri. Famoso boca a boca”, disse o guia, ao publicar o registro em suas redes sociais.

Ver uma sucuri sendo alimento para outro animal é tão incomum que Edir tem uma teoria para o fato. Quem diria que um “erro de matemática” poderia fazer uma majestosa do pantanal virar alimento. “Acho que ela calculou mal o tamanho da presa”: e acabou se dando mal, acredita Edir.

Veja:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ???? ????? (@edir.alvess)

Além de sucuri

O guia sempre faz fotos de animais em momentos comuns ou não na fazenda em que trabalha. Recentemente, ele fotografou uma gigante sucuri amarela e um tucano sendo devorado também por um jacaré.

As fotos de Edir estão cada vez mais famosas. Ao MidiaMAIS, o guia destaca que se preocupa com a segurança dos animais que fotografa. “A distância que eu faço as fotos depende do bicho, cada um permite uma distância e nós temos que respeitar isso para nossa segurança e o conforto do bicho também”, esclarece.

Será que o jacaré que comeu a sucuri é o mesmo que comeu o tucano? - (Fotos: Edir Alves)
Será que o jacaré que comeu a sucuri é o mesmo que comeu o tucano? – (Fotos: Edir Alves)

“Prezo muito por eles, porque não é legal causar estresse nos animais só para fazer uma megafoto… se eles permitirem, eu registro mais natural possível. No caso da sucuri [foto abaixo], fiquei na frente dela a uns 10 metros e dei zoom para aproximar a imagem. Para pegar o ângulo, foi preciso deitar para ficar na mesma altura”, detalha Edir, que é natural de Miranda e trabalha como guia local no Pantanal Sul há 15 anos.

Para ele, fotografar, além de um hobby, é uma forma de mostrar a mais pessoas o quanto o Pantanal de Miranda é rico na fauna e na flora. “Aprendo muito também com os bichos quando estou em campo fotografando”, finaliza ele em conversa com o Midiamax.

Animal avistado tinha aproximadamente 4 metros, quando o normal para a espécie é 2,5 metros - (Foto: Edir Alves)
Animal avistado tinha aproximadamente 4 metros, quando o normal para a espécie é 2,5 metros – (Foto: Edir Alves)

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente ou quer comentar a história acima? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Conteúdos relacionados

sexta feira 13
cidade do natal familia de renas