Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Verdadeiro motivo pelo qual as onças-pintadas sobem em árvores é descoberto em MS

Pesquisa realizada em Mato Grosso do Sul desvendou as reais razões pelas quais as onças escalam árvores
João Ramos -
por que as onças sobem em árvores
Pesquisadores observaram os felinos para entender por que as onças sobem em árvores - (Fotos: Pedro Henrique Reali Pozzi)

Subir em árvores é hábito entre os felinos, sejam eles gatos ou onças-pintadas. Mas foi observando a ausência de estudos que justificassem esse comportamento para as imponentes onças-pintadas que os pesquisadores Carlos Eduardo Fragoso, Lilian Elaine Rampim, Mario Haberfeld, Henrique Villas Boas Concone e Joares Adenilson May-Júunior decidiram observar e descobriram os verdadeiros motivos das onças escalararem troncos e galhos.

Em desenvolvida em , na região do pantanal onde atua a ONG Onçafari, que monitora as onças-pintadas da área, os pesquisadores chegaram à conclusão que esses animais sobem em árvores, mais precisamente, por dois motivos: evitar o infanticídio e fugir de machos em períodos de acasalamento, além de outros pormenores.

“Enquanto o uso de árvores para a maioria dos grandes felinos é amplamente documentado, essa informação é bastante escassa para as onças-pintadas”, declararam os pesquisadores. Sendo assim, entender por que as onças-pintadas utilizam árvores foi o que motivou a equipe a desenvolver o estudo recém-publicado na revista Acta Ethologica, intitulado “Safe in the heights: trees as safer sites for female jaguards and their cubs in the Pantanal“.

Detalhes da descoberta: por que as onças sobem em árvores?

Esse estudo, por meio de observações diretas e de armadilhas fotográficas, descobriu que as fêmeas adultas representaram mais de 77% e os filhotes quase 21% de todos os registros de onças subindo em árvores. Já os machos adultos somaram menos de 2% e, em todas as vezes, eles estavam seguindo fêmeas no cio.

Os pesquisadores notaram ainda que o peso dos machos, que são em média 36% maiores do que as fêmeas, pode ser um limitante para eles escalarem e se equilibrarem no alto das árvores.

“Sabendo que machos adultos podem ser uma ameaça para os filhotes e para as próprias fêmeas, nossos dados indicaram que o alto das árvores são lugares seguros contra o infanticídio e contra a perseguição das fêmeas pelos machos durante os períodos de acasalamento”, diz um trecho do estudo.

Ainda segundo o estudo, as árvores são extensões verticais das áreas de vida das onças-pintadas e ajudam a protegê-las de presas agressivas, como os queixadas, que podem mantê-las acuadas por longos períodos.

A pesquisa completa e todos os detalhes podem ser conferidos clicando aqui.

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Últimas Notícias

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos

Política

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Frigoríficos de MS tomaram a decisão porque os produtos enviados a partir de agora chegariam após o início da taxa de 50%

Polícia

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

A mãe do adolescente confirmou que o marido agredia o filho

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia