Verdadeiro motivo pelo qual as onças-pintadas sobem em árvores é descoberto em MS

Pesquisa realizada em Mato Grosso do Sul desvendou as reais razões pelas quais as onças escalam árvores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
por que as onças sobem em árvores
Pesquisadores observaram os felinos para entender por que as onças sobem em árvores – (Fotos: Pedro Henrique Reali Pozzi)

Subir em árvores é hábito entre os felinos, sejam eles gatos ou onças-pintadas. Mas foi observando a ausência de estudos que justificassem esse comportamento para as imponentes onças-pintadas que os pesquisadores Carlos Eduardo Fragoso, Lilian Elaine Rampim, Mario Haberfeld, Henrique Villas Boas Concone e Joares Adenilson May-Júunior decidiram observar e descobriram os verdadeiros motivos das onças escalararem troncos e galhos.

Em pesquisa desenvolvida em Mato Grosso do Sul, na região do pantanal onde atua a ONG Onçafari, que monitora as onças-pintadas da área, os pesquisadores chegaram à conclusão que esses animais sobem em árvores, mais precisamente, por dois motivos: evitar o infanticídio e fugir de machos em períodos de acasalamento, além de outros pormenores.

“Enquanto o uso de árvores para a maioria dos grandes felinos é amplamente documentado, essa informação é bastante escassa para as onças-pintadas”, declararam os pesquisadores. Sendo assim, entender por que as onças-pintadas utilizam árvores foi o que motivou a equipe a desenvolver o estudo recém-publicado na revista Acta Ethologica, intitulado “Safe in the heights: trees as safer sites for female jaguards and their cubs in the Pantanal“.

Detalhes da descoberta: por que as onças sobem em árvores?

Esse estudo, por meio de observações diretas e de armadilhas fotográficas, descobriu que as fêmeas adultas representaram mais de 77% e os filhotes quase 21% de todos os registros de onças subindo em árvores. Já os machos adultos somaram menos de 2% e, em todas as vezes, eles estavam seguindo fêmeas no cio.

Os pesquisadores notaram ainda que o peso dos machos, que são em média 36% maiores do que as fêmeas, pode ser um limitante para eles escalarem e se equilibrarem no alto das árvores.

“Sabendo que machos adultos podem ser uma ameaça para os filhotes e para as próprias fêmeas, nossos dados indicaram que o alto das árvores são lugares seguros contra o infanticídio e contra a perseguição das fêmeas pelos machos durante os períodos de acasalamento”, diz um trecho do estudo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Onçafari (@oncafari)

Ainda segundo o estudo, as árvores são extensões verticais das áreas de vida das onças-pintadas e ajudam a protegê-las de presas agressivas, como os queixadas, que podem mantê-las acuadas por longos períodos.

A pesquisa completa e todos os detalhes podem ser conferidos clicando aqui.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Onçafari (@oncafari)

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

cidade do natal familia de renas