O fã pode ter o compromisso que for, mas, hoje é dia de esquecer tudo para maratonar filmes ou comparecer em eventos cheios de cosplayers. Chamado de May the Forth Be With You, ou o Dia de Star Wars, é celebrado em 4 de maio de cada ano e mostra a força da saga, a qual nasceu em 1977, sendo um universo criado pelo cineasta George Lucas. Em Campo Grande, a promessa é de aguardar até sábado, quando fãs pretendem se reunir e fazer uma programação especial.

Parte da coleção do arquiteto. Foto: Marcos Matos/Arquivo Pessoal
Parte da coleção do arquiteto. Foto: Marcos Matos/Arquivo Pessoal

Apaixonado desde a infância pelo , o arquiteto Marcos Maravieski Câmara Matos, de 39 anos, ressalta que pedia os brinquedos e lembra muitos dos momentos em que ia ao cinema com a mãe.

“Acho muito mágico, é nostalgia pura. Também acho legal demais os uniformes, baseados em referências japonesas, do Luke e Darth Vader. O primeiro é um kimono com botas e do outro um samurai estilizado”, comentou.

Ao mesmo tempo, já pensando na sua área da arquitetura, Marcos ressalta a “mistura dos anos 80 com o moderno”. “É incrível esta pegada de futuro também. A criação, como um todo, do George Lucas, é demais. Quando pequeno, minha mãe ficava traduzindo, eu ainda nem sabia ler. Agora, é a minha filha que está começando a gostar, virando fã com o baby Yoda e a série do Mandaloriano”, disse.

Personagem do Star Wars tatuada na pele

Tatuagem da personagem. Foto: Marcos Matos/Arquivo Pessoal
Tatuagem da personagem. Foto: Marcos Matos/Arquivo Pessoal

Colecionador dos bonecos do Star Wars, desde os anos 80, Marcos disse que já trocou, fez doações, porém, ainda possui uma grande coleção.

Além disso, tatuado na pele, tem a Ahsoka Tano, sua personagem favorita. “Tenho ela no braço e também o Jaspion e o Lion, do Thundercats. São geek aleatórios”, brincou.

Um policial militar, de 38 anos, que prefere não ser identificado, ressalta que está organizando um encontro esta semana. “Queremos passar algumas coisas de Star Wars neste encontro, mas, está encaminhando para acontecer somente no final de semana mesmo. A minha luta maior é para formar um clã de mandalorianos aqui na cidade”, argumentou.

Já o vendedor autônomo Rodrigo da Silva Oliveira, de 45 anos, ressaltou que, no Dia de Star Wars possui o hábito de assistir, ao menos, um ou dois filmes da saga.

“Não costumo ir a lugar algum, pelo menos aqui em é mais difícil comemorarem o May The Forth Be With You. Mas, o meu jeito de comemorar é assistindo os filmes. o meu favorito é o V – O Império Contra-Ataca. Sou muito fã de vilões e Vader é pra mim até hoje imbatível”, afirmou.

Dono de uma loja virtual de produtos nerds, Rodrigo ressalta que, neste dia, sempre tem alguém que compra algum produto. “Os fãs não deixam a data passar batido. Posso dizer que Star Wars, lá atrás, foi a porta de entrada para esse mundo de cultura pop e aí percebi que fazia parte deste. Foi esta a primeira grande franquia por qual me apaixonei e, mesmo que tenha ficado fora do radar da grande massa em alguns momentos, é a que sempre esteve presente para mim, seja por meio da trilogia clássica, dos livros ou de colecionáveis. Aliás, hoje ela vem sendo revitalizada e acho um grande acerto”, ressaltou.

Objetos vendidos na loja virtual do Rodrigo. Foto: Arquivo Pessoal
Objetos vendidos na loja virtual do Rodrigo. Foto: Arquivo Pessoal

Vai ter algo em Campo Grande?

Até o momento, o único local encontrado com programação, em Campo Grande, é o Joga Burguer, que está com programação temática de lanches e bebidas temáticas, de quinta (4) até a próxima segunda-feira (8). Quem quiser, pode ir vestido de cosplayer e também terá uma competição valendo drinks.

Veja o convite:

Qual é a ordem cronológica dos filmes Live Action de Star Wars?

  • Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
  • Episódio II: Ataque dos Clones (2002)
  • Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
  • Han Solo: Uma História Star Wars (2018)
  • Rogue One: Uma História Star Wars (2016)
  • Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
  • Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
  • Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)
  • Episódio VII: O Despertar da Força (2015)
  • Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)
  • Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)

Star Wars nas telas do cinema

No dia 25 de maio de 1977 Star Wars estreou nas telas do cinema. Na época, foi a maior bilheteria de todos os tempos, alcançando uma arrecadação de mais de 775 milhões de dólares, além de sete estatuetas no Oscar.  

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desta forma, era de se esperar que a data de comemoração seria todo 25 de maio. No entanto, a mudança para o dia 4 de maio ocorreu por conta de uma das mais icônicas frases da franquia: “Que a força esteja com você”.

Na tradução, o que envolve a fonética em inglês, fica “May 4th” ou “May the 4th”, o que remete ao dia 4 e, com isso, ficou esta a data de comemoração para todos os fãs de Star Wars.